Como se preparar para a volta de Jesus?

Como podemos acolher a vinda do Senhor? Esta é uma grande questão para nós crentes em Deus. Nos últimos dias, se podemos entrar no reino dos céus depende se podemos dar as boas-vindas ao retorno do Senhor, e participar do banquete das bodas do Cordeiro. Para acolher o retorno do Senhor, muitas vezes vigiamos e esperamos, mas sabemos como devemos vigiar e esperar para encontrar o Senhor? Acredito que os três pontos abaixo podem nos mostrar o caminho.

1. Não devemos confiar em noções e imaginações, mas devemos ter reverência por Deus.

Quanto à questão de vigiar e esperar a vinda do Senhor, não podemos confiar em nossas noções e imaginações, mas devemos ter reverência por Deus. No passado, enquanto os fariseus esperavam a vinda do Messias, eles não eram reverentes diante de Deus, apenas vivendo em suas noções e imaginações. Suas principais manifestações são que eles explicaram as profecias da vinda do Messias de acordo com suas próprias imaginações, e que eles acreditavam com base no significado literal das profecias que Deus só poderia vir com o nome de Messias, nascer no palácio e aristocracia, e ser o Rei dos Judeus. Mas quando o Senhor veio com o nome de Jesus e nasceu em uma família comum de carpinteiros, os fariseus concluíram que Ele definitivamente não era o Messias que eles esperavam. Além disso, eles mantinham o pensamento de que o Messias deveria aparecer para eles e trabalhar no templo em vez de pregar entre as classes mais baixas, como cobradores de impostos e pescadores. Os fariseus viviam em suas noções e imaginações; eles resistiram e condenaram o Messias enquanto esperavam Sua vinda. Eles insistiram em suas próprias noções e imaginações, condenaram cegamente a chegada de Deus e, finalmente, conspiraram com o governo romano para pregar o Senhor na cruz, ofendendo seriamente o caráter de Deus. Portanto, não devemos seguir os passos dos fariseus na questão de esperar a vinda do Senhor e não podemos usar nossas próprias noções e imaginações para julgar que Deus deve vir assim ou aquilo, porque a aparição e a obra do Senhor são tão imprevisíveis e sábio que nunca seremos capazes de ver através do mistério contido nele. Assim como Deus Javé disse, “Porque os Meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os Meus caminhos. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os Meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os Meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos(Isaías 55:8-9).

2. Devemos tomar a iniciativa de buscar e investigar o verdadeiro caminho.

O Senhor Jesus disse: “Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe ao encontro!” (Mateus 25:6). Pelas palavras do Senhor, podemos saber que o que o Senhor quer dizer é que enquanto alguém de fora disser “o Esposo vem”, devemos tomar a iniciativa de buscar e investigar. Desta forma, estamos realmente observando e esperando. Algumas pessoas pensam que se apenas defenderem o nome do Senhor, orarem com frequência e lerem a Bíblia e trabalharem arduamente para o Senhor, então eles estão observando e esperando. Mas, na verdade, isso é esperar pelo Senhor cegamente e passivamente e não buscar ativamente. Consequentemente, quando alguém prega que o Senhor voltou, não tomará a iniciativa de buscar e investigar, perdendo assim a oportunidade de acolher o retorno do Senhor. Portanto, devemos ser virgens sábias: Ao ouvir alguém de fora dizer “o Esposo vem”, devemos tomar a iniciativa de buscar e investigar, o que está de acordo com a vontade do Senhor. Para aqueles que acolheram a vinda do Messias, como Pedro, João, Natanael e outros, eles encontraram o Senhor buscando, investigando e obtendo a iluminação do Espírito Santo. Quando o discípulo Pedro ouviu seu irmão André dizer: “Havemos achado o Messias” (João 1:41), ele poderia seguir André para ver o Senhor Jesus e, finalmente, seguir o Senhor Jesus e receber a salvação do Senhor. Então, quando alguém testifica que o Senhor voltou para falar e trabalhar, é vital que busquemos e investiguemos ativamente.

3. Devemos prestar atenção em buscar a voz de Deus.

Em relação a este aspecto, há muitas profecias em Apocalipse, like “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas(Apocalipse 2:7). O Senhor Jesus também nos disse claramente, “Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier, porém, Aquele, o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por Si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras(João 16:12-13). Pelas palavras de Deus, podemos ter certeza de que Deus falará mais palavras quando voltar. É especialmente importante para uma virgem sábia buscar a voz de Deus. Assim como o Senhor Jesus disse, “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele Comigo(Apocalipse 3:20). Ao ponderar e investigar as novas palavras de Deus, podemos reconhecer as palavras que o Espírito Santo fala às igrejas, o que significa que as ovelhas de Deus ouvem a voz de Deus. Portanto, devemos prestar atenção em buscar a voz de Deus enquanto esperamos a vinda do Senhor, caso contrário, não podemos reconhecê-Lo mesmo que Ele tenha vindo.

Na Era da Graça, para os discípulos que seguiam o Senhor, eles ouviram as palavras e sermões do Senhor, obtendo a iluminação do Espírito Santo. Eles sentiram que as palavras do Senhor estavam cheias de autoridade, poder e verdade, e foram ditas pelo Próprio Deus, e assim reconheceram que o Senhor Jesus era a vinda do Messias e seguiram o Senhor. Tome Natanael como exemplo: Ele reconheceu que o Senhor Jesus é o Messias e o Próprio Deus ao ouvir as palavras do Senhor. Assim como a Bíblia diz: “Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes que Felipe te chamasse, Eu te vi, quando estavas debaixo da figueira. Respondeu-lhe Natanael: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és rei de Israel” (João 1:48-49). No entanto, aqueles fariseus e escribas não prestaram atenção em buscar a voz do Senhor, mas resistiram e condenaram o Senhor, então eles estavam destinados a não ter nada a ver com a salvação de Deus.

Portanto, vigiar e esperar exige que tenhamos reverência a Deus em nossos corações. Não devemos usar nossas noções e imaginações para definir a obra de Deus. Uma vez que ouvimos a novidade da volta do Senhor, devemos tomar a iniciativa de buscar e investigar a voz do Senhor. É isso que as virgens sábias devem fazer para acolher o retorno do Senhor.

Tradutor: Katia Vasconcelos