Evangelho de hoje: Explicação de Mateus 18:12 – A parábola da ovelha perdida

Evangelho de hoje:

Que vos parece? Se alguém tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará as noventa e nove nos montes para ir buscar a que se extraviou?

Por que Nosso Senhor Jesus expressou Seu amor por nós, seres humanos, por parábola e qual era a vontade de Nosso Senhor? Eu não entendia o profundo significado disso, até que um dia vi a palavra de Deus no site do evangelho.

A palavra de Deus diz: “‘Que vos parece? Se alguém tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará as noventa e nove nos montes para ir buscar a que se extraviou? E, se acontecer achá-la, em verdade vos digo que maior prazer tem por esta do que pelas noventa e nove que não se extraviaram. Assim também não é da vontade de vosso Pai que está nos céus, que venha a perecer um só destes pequeninos’. (Mateus 18:12-14) Essa passagem é uma parábola — que tipo de sentimento ela dá às pessoas? A maneira como a expressão — a parábola — é usada aqui é uma figura de linguagem na linguagem humana e, sendo assim, pertence ao escopo do conhecimento humano. Se Deus tivesse dito algo semelhante na Era da Lei, as pessoas teriam sentido que tais palavras não eram verdadeiramente consistentes com quem Deus era, mas quando o Filho do homem transmitiu essas palavras na Era da Graça, elas pareceram reconfortantes, calorosas e íntimas para as pessoas. Quando Deus Se tornou carne, quando Ele apareceu na forma de um homem, Ele usou uma parábola muito apropriada que vinha de Sua própria humanidade para expressar a voz do Seu coração. Essa voz representava a própria voz de Deus e a obra que Ele queria realizar naquela época. Também representava uma atitude que Deus tinha para com as pessoas na Era da Graça. Olhando a partir da perspectiva da atitude de Deus para com as pessoas, Ele comparou cada pessoa a uma ovelha. Se uma ovelha se perdesse, Ele faria qualquer coisa que fosse necessária para encontrá-la. Isso representava um princípio da obra de Deus naquele tempo em meio à humanidade, quando Ele estava na carne. Deus usou essa parábola para descrever a Sua determinação e a Sua atitude nessa obra. Essa era a vantagem de Deus Se tornar carne: Ele podia aproveitar o conhecimento da humanidade e usar a linguagem humana para falar com as pessoas e para expressar a Sua vontade. Ele explicou, ou ‘traduziu’ para o homem a Sua profunda e divina linguagem, que as pessoas tinham dificuldade para compreender, em linguagem humana, de uma maneira humana. Isso ajudou as pessoas a compreender a Sua vontade e saber o que Ele queria fazer. Ele também podia ter conversas com as pessoas partindo do ponto de vista humano, usando a linguagem humana, e comunicar-Se com as pessoas de uma maneira que elas compreendiam. Podia até mesmo falar e operar usando a linguagem e o conhecimento humano, de modo que as pessoas pudessem sentir a bondade e a proximidade de Deus, pudessem enxergar o Seu coração”.

Pela palavra de Deus, entendi que por meio da parábola — “um homem busca a ovelha perdida”, Nosso Senhor Jesus usou o sentimento que nós podemos entender para descrever o desejo ansioso de Deus de salvar pessoas, para que possamos experimentar os sentimentos sinceros de Deus, esperando que a humanidade seja capaz de retornar ao caminho correto depois de se extraviar. Quando uma pessoa se afasta de Deus, a intenção de Deus em querer encontrá-la é a mesma que a intenção do homem em procurar a ovelha perdida; quando essa pessoa se recupera e volta para Deus, Deus sente a alegria que é como a de quem encontra sua ovelha perdida. Mas a palavra de Nosso Senhor Jesus, não significava que Ele preferia esta ovelha perdida, do que as noventa e nove, que não se extraviaram, mas expressaram o amor de Deus e a expectativa da humanidade. Deus dá grande importância a nós e também espera que sejamos capazes de nos voltar para Ele e vir diante Dele para adorá-Lo. Assim, podemos entender o amor de Deus pela humanidade.