Mateus 16:19 — Por que Jesus Cristo deu a Pedro as chaves do Reino celestial?

Evangelho de hoje:

Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus.

Por que Jesus Cristo deu a Pedro as chaves do Reino celestial?

Em Mateus 16:19, Jesus Cristo disse a Pedro: “Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus”. (Mateus 16:19) Por essas palavras, podemos ver que Pedro foi louvado por Nosso Senhor, então por que Jesus Cristo louvou a Pedro, e deu as chaves do Reino celestial a ele, em vez de dar a outros discípulos? Se soubermos o motivo, seremos capazes de encontrar o caminho de ganhar o louvor do Senhor, com a experiência de sucesso de Pedro.

Conforme registrado em Mateus 16: 13-16, quando o Senhor Jesus perguntou a Seus vários discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?”. Alguns deles disseram que, Ele era João Batista, alguns disseram Elias, alguns disseram Jeremias, e apenas Pedro disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” A partir disso, podemos ver que entre os doze discípulos, apenas Pedro sabia que o Senhor Jesus era o Messias vindouro e Cristo, e que vinha do Espírito Santo. Não importava como os fariseus condenaram, atacaram e julgaram Jesus Cristo, ele não foi enganado, mas seguiu Jesus Cristo o tempo todo. Podemos ver que Pedro, tinha verdadeiro conhecimento de Nosso Senhor Jesus. Exatamente como Pedro buscou conhecer Nosso Senhor e amá-Lo? A palavra de Deus explica esta verdade muito claramente.

Deus Todo Poderoso diz: “Pedro seguiu Jesus por vários anos e viu muito Nele que não havia nas outras pessoas. […] Na vida, Pedro se avaliava segundo tudo o que Jesus fazia. Mais notavelmente, as mensagens que Jesus pregava ficaram gravadas em seu coração. Ele era completamente dedicado e leal a Jesus, e nunca fez nenhuma queixa contra Ele. Como resultado, tornou-se o fiel companheiro de Jesus em todos os lugares aonde Ele ia. Pedro observava os ensinamentos de Jesus, Suas gentis palavras, o que Ele tomava como Seu alimento, Suas roupas, Seu abrigo e como Ele viajava. Emulava Jesus em todos os aspectos. Não era hipócrita, mas rejeitou tudo que era antiquado, seguindo o exemplo de Jesus tanto em palavra como em ações. Foi então que Pedro sentiu que os céus e a terra e todas as coisas estavam nas mãos do Todo-Poderoso e que, por essa razão, ele não tinha escolha própria. Pedro também assimilou tudo o que Jesus era e usou isso como um exemplo”. (“Sobre a vida de Pedro”)

Depois de um período de experiência, Pedro viu em Jesus muitos dos feitos de Deus, viu a amabilidade de Deus e viu muito do ser de Deus em Jesus. Ele viu também que as palavras que Jesus falava não poderiam ter sido proferidas pelo homem e que a obra que Jesus realizou não poderia ter sido realizada pelo homem. Nas palavras e ações de Jesus, Pedro viu, além disso, muito da sabedoria de Deus e muita obra de uma natureza divina. Durante suas experiências, ele não veio meramente a conhecer a si mesmo, mas também deu atenção especial a cada ação de Jesus, a partir das quais descobriu muitas coisas novas, a saber, que havia muitas expressões do Deus prático na obra que Deus realizou por intermédio de Jesus e que Jesus diferia de um homem comum nas palavras que proferia e nas ações que tomava, assim como na maneira como Ele pastoreava as igrejas e na obra que realizava. Assim, Pedro aprendeu de Jesus muitas lições que deveria aprender e, quando chegou o momento em que Jesus estava prestes a ser pregado na cruz, ele havia ganhado certa quantidade de conhecimento de Jesus — conhecimento esse que se tornou a base de sua lealdade a Jesus por toda a vida e de sua crucificação de cabeça para baixo, que ele sofreu por causa do Senhor”. (“Somente aqueles que conhecem a Deus podem dar testemunho Dele”)

A partir dessas palavras de Deus, podemos ver que Pedro desejava conhecer Nosso Senhor. Quando ele estava em contato com Nosso Senhor Jesus, ele observava cada palavra e ação sua. Em Nosso Senhor Jesus, ele viu muito do ser de Sua divindade. Por exemplo, Suas palavras são cheias de autoridade e poder; ninguém é capaz de fazer Sua obra; ninguém possui Sua misericórdia, amor, paciência e tolerância para com o homem. Além disso, pelas diferentes maneiras, como o Senhor Jesus tratou as pessoas comuns e os fariseus, Pedro pôde ver Sua santidade e justiça. As revelações e a vivência de Nosso Senhor são todas coisas positivas e podem trazer luz ao homem, etc. Isso despertou seu amor por Nosso Senhor. Ele tomou Nosso Senhor Jesus como um exemplo, tinha consideração pela Sua vontade e tinha a maior lealdade a Ele, pastoreando as igrejas e propagando Seu evangelho. Devido à sua busca, finalmente Pedro pôde obedecer a Deus até a morte, e amar a Deus ao máximo, e ser pregado de cabeça para baixo na cruz por amor de Deus. Jesus Cristo favoreceu Sua humanidade e Calibre, e Sua busca pela crença em Deus, e sabia que ele era o mais digno de Sua comissão e confiança. Portanto, Jesus Cristo deu as chaves do Reino celestial a Pedro. Por meio disso, Nosso Senhor também estava nos dizendo que, Pedro era uma pessoa segundo o coração de Deus e que sua busca era louvada por Deus. Se quisermos entrar no reino dos céus, devemos imitar Pedro e buscar conhecer a Deus e amá-Lo, praticar Suas palavras em nossas vidas e ser pessoas que amam e conhecem a Deus. Só assim podemos herdar a promessa de Deus e ter a oportunidade de entrar no reino dos céus. Vendo isso, amigos, vocês agora sentem as boas intenções de Deus? Você quer estudar as palavras de Deus, e se tornar uma pessoa que conhece e ama a Deus? Sinta-se à vontade para clicar na ligação. Vamos estudar e nos comunicar online.