O que significa as virgens prudentes?

O Senhor Jesus disse: “Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram insensatas, e cinco prudentes. Ora, as insensatas, tomando as lâmpadas, não levaram azeite consigo. As prudentes, porém, levaram azeite em suas vasilhas, juntamente com as lâmpadas. E tardando o noivo, cochilaram todas, e dormiram. Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe ao encontro! Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as insensatas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando. Mas as prudentes responderam: não; pois de certo não chegaria para nós e para vós; ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o noivo; e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. Depois vieram também as outras virgens, e disseram: Senhor, Senhor, abre-nos a porta. Ele, porém, respondeu: Em verdade vos digo, não vos conheço(Mateus 25:1-12).

Ler a Bíblia e rezar com frequência, trabalhar arduamente e esperar atentamente pela vinda do Senhor fazem de alguém uma virgem sábia?

Todo e qualquer irmão e irmã que crê sinceramente no Senhor espera ser uma virgem sábia que pode acolher o retorno do Senhor Jesus, nosso Salvador, nos últimos dias, e participar da festa com Ele. Para isso, algumas pessoas costumam ler a Bíblia, rezar e ficar alerta e preparadas, algumas pessoas trabalham muito, fazem doações e se gastam, e algumas pessoas frequentam pontualmente às reuniões e aguardam atentamente a vinda do Senhor, e assim por diante. Cada um de nós se prepara, se desprende e espera à sua maneira, e acreditamos firmemente que somos as virgens sábias e que certamente seremos capazes de acolher a volta do Senhor. E, no entanto, hoje em dia, há cada vez mais ocorrências de fomes, pragas e terremotos em todo o mundo, guerras estão acontecendo o tempo todo e há aparições frequentes de luas de sangue; os presságios que pressentem o retorno do Senhor já foram basicamente cumpridos e, como seria de esperar, o Senhor deve retornar. Ficamos alertas e preparados por tantos anos, no entanto, como é que ainda não recebemos o Senhor? Alguns irmãos e irmãs não podem deixar de se preocupar: “A nossa preparação de óleo está em desacordo com a vontade do Senhor? O que exatamente são as virgens sábias? E o que são as virgens néscias? Como as virgens prudentes devem preparar o azeite para receber o Senhor e assistir às bodas do Cordeiro?”.

Com relação a essas perguntas, podemos encontrar as respostas observando quais pessoas reconheceram o Senhor Jesus como o Messias profetizado, e quais pessoas perderam a salvação do Senhor há dois mil anos, quando o Senhor Jesus veio ao mundo para realizar Sua obra. No final da Era da Lei, mais e mais pessoas corriam o risco de serem mortas porque eram incapazes de cumprir a lei. A fim de salvar o homem de ser condenado e amaldiçoado pela lei, Deus encarnou como o Senhor Jesus e realizou a obra da redenção, Ele trouxe o caminho da “Arrependei- vos, porque é chegado o reino dos céus(Mateus 4:17) ao homem e Ele realizou muitos milagres, como acalmar os ventos e o mar, alimentar os cinco mil com cinco pães e dois peixes, e trazer os mortos de volta à vida com uma palavra. Aqueles que realmente buscavam a verdade e que ansiavam pelo aparecimento de Deus, como Pedro, João e Mateus, perceberam a autoridade e o poder de Deus nas palavras e na obra do Senhor Jesus. Eles, portanto, O reconheceram como o Messias que foi profetizado para vir, e assim eles seguiram o Senhor e receberam Sua salvação. Além disso, a mulher samaritana ouviu o Senhor revelar seus segredos enterrados em seu coração. Ela percebeu que somente Deus poderia trazer à luz todos os segredos mais obscuros de uma pessoa, e assim ela reconheceu o Senhor Jesus como o Messias, como Cristo. Essas pessoas ouviram a voz de Deus nas palavras que o Senhor Jesus falou e reconheceram o Senhor Jesus como o Próprio Deus. Quanto aos principais sacerdotes, escribas e fariseus, embora fossem bem versados ​​na Bíblia, embora pregassem o evangelho por toda parte, sofressem muito e pagassem um grande preço, eram arrogantes e presunçosos e se apegam às suas próprias concepções e imaginações, acreditando que alguém que não fosse chamado de Messias não poderia ser Deus. Os fariseus tentaram criticar as palavras do Senhor Jesus, julgaram e blasfemaram contra Ele e enganaram e impediram os fiéis judeus de segui-Lo. Eles chegaram ao ponto de conspirar com as autoridades romanas para crucificar o Senhor Jesus. Assim, eles se tornaram pessoas que creram em Deus e ainda assim o desafiaram. Eles ofenderam o caráter de Deus e ficaram sujeitos à ira e punição de Deus.

A partir disso, podemos ver que as virgens sábias eram sábias porque prestaram atenção em ouvir a voz de Deus e, uma vez que foram capazes de entender a voz de Deus, elas foram capazes de aceitar a verdade e acolher a aparição de Deus. As virgens tolas, no entanto, eram exatamente o oposto. Eles não entenderam a voz de Deus, e assim, embora ouvissem as declarações de Deus, ainda não saíram para buscá-las, não as aceitaram e não se submeteram a elas. Eles apenas se apegaram obstinadamente às suas próprias concepções e imaginações e rejeitaram a aparição e a obra de Deus, e assim, em última análise, perderam a salvação de Deus. Isso prova suficientemente que se alguém pode ou não se tornar uma virgem sábia não depende de quanto tempo se acredita em Deus, de quanto conhecimento da Bíblia se entende, de quanto parece trabalhar e labuta ou de quanto sofre ou se gasta, mas sim se baseia em se alguém presta ou não atenção em ouvir a voz de Deus e se pode ou não entendê-la. Assim como o Senhor Jesus disse: “As minhas ovelhas ouvem a Minha voz, e Eu as conheço, e elas Me seguem(João 10:27). Se vivemos dentro de nossas próprias concepções e imaginações e acreditamos que tudo o que precisamos fazer é ler a Bíblia, rezar, ficar alerta e preparado, participar de reuniões, esperar com atenção, trabalhar duro para o Senhor, fazer doações e se despender, mas não prestamos atenção em ouvir a voz de Deus e não as buscamos ou investigamos mesmo quando ouvimos as declarações da verdade, então estaremos aptos a nos tornar virgens insensatas e seremos abandonados pelo Senhor!

Como as virgens sábias devem preparar o azeite para dar as boas-vindas ao retorno do Senhor nos últimos dias?

O Senhor Jesus nos disse há muito tempo como devemos preparar o azeite para receber Seu retorno. O Senhor Jesus falou: “Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier, porém, Aquele, o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por Si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras(João 16:12-13). “Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe ao encontro!” (Mateus 25:6). “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele Comigo(Apocalipse 3:20). “As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz, e Eu as conheço, e elas Me seguem(João 10:27). E nos capítulos 2 e 3 de Apocalipse, é profetizado muitas vezes: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”. A partir disso, podemos ver que, quando o Senhor Jesus voltar nos últimos dias, Ele ainda tem as palavras a dizer às igrejas e nos levará a entender e entrar em todas as verdades. Para dizer isso de outra forma, quando o Senhor Jesus voltar, Ele usará Suas declarações para buscar Suas ovelhas. As virgens sábias são possuidoras de coração e espírito, e quando ouvem alguém testificando a notícia da volta do Senhor Jesus, elas são capazes de buscar e ouvir a voz de Deus de forma positiva e ativa. Durante um período de busca e investigação, as virgens sábias são capazes de reconhecer a voz do Senhor e, assim, podem abrir as portas de seu coração, acolher o Senhor e participar da festa ao lado do Senhor.

Quando ouvimos a notícia da volta do Senhor, então, como podemos reconhecer a voz do Senhor? Que pontos chaves devemos compreender?

1. As palavras de Deus são expressões de sua disposição e possuem tanto poder quanto autoridade

Como todos sabemos, no princípio, Deus usou palavras para criar o mundo e todas as coisas. Assim que Ele pronuncia uma palavra, ela acontece. Deus fala e está feito e Ele ordena e fica firme — este é o traço mais óbvio das palavras de Deus. No tempo do Antigo Testamento, Deus prometeu que os descendentes de Abraão seriam tão numerosos quanto as estrelas do céu ou os grãos de areia, e assim aconteceu. Tudo o que Deus diz será cumprido, e esta é a autoridade e o poder de Suas palavras. Jeová Deus disse: “Visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que Me odeiam, e uso de misericórdia com milhares dos que Me amam e guardam os Meus mandamentos(Deuteronômio 5:9-10). O Senhor Jesus disse: “Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus(Mateus 18:3). “Portanto vos digo: Todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada. Se alguém disser alguma palavra contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro(Mateus 12:31-32). “Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno(Mateus 5:22). As palavras de Deus carregam autoridade e poder, e carregam o caráter de Deus. Pelas palavras de Deus, podemos não apenas ver que Suas palavras governam e administram todas as coisas, mas também podemos ver que Suas palavras prometem e concedem bênçãos às pessoas, e podem amaldiçoar a rebeldia e a resistência do homem. Para com aqueles que O amam, Deus é cheio de misericórdia e bondade, e para aqueles que O desafiam, Ele é cheio de majestade e irá, permitindo-nos ver Seu caráter justo que não tolera ofensa. A partir disso, podemos ver que as palavras de Deus são todas expressões de Seu caráter, e do que Ele tem e é e que, ainda mais, elas carregam a autoridade e o poder únicos do Criador. Nenhum ser humano pode falar as palavras de Deus, e se pudermos entender essa característica que as palavras de Deus possuem, seremos capazes de reconhecer com precisão a voz de Deus.

2. As palavras de Deus podem revelar os mistérios da obra de gerenciamento de Deus

As declarações de Deus necessariamente serão capazes de revelar os mistérios de Sua obra de gestão. Por exemplo, foi profetizado no Antigo Testamento que Elias viria, mas quando ele veio, ninguém o reconheceu. Somente quando o Senhor Jesus revelou este mistério, dizendo: “E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir(Mateus 11:14), as pessoas perceberam que João Batista era o profeta Elias. Além disso, o Senhor Jesus disse: “Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus” (Mateus 4:17). “Igualmente, o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanhou toda espécie de peixes. E, quando cheia, puxaram-na para a praia; e, sentando-se, puseram os bons em cestos; os ruins, porém, lançaram fora. Assim será no fim do mundo: sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos, e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes(Mateus 13:47-50). “Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos céus(Mateus 7:21). Somente quando o Senhor Jesus desvendou os mistérios do reino dos céus é que entendemos que somente aqueles que se arrependem verdadeiramente e fazem a vontade do Pai nos céus podem entrar no reino dos céus. Os ímpios que não se arrependem verdadeiramente, por outro lado, não poderão entrar no reino dos céus. Além disso, o Senhor Jesus também profetizou que Ele retornaria e que o Filho do homem realizaria a obra de julgamento nos últimos dias e aperfeiçoaria um grupo de pessoas em vencedores antes da chegada dos desastres. Ele também profetizou coisas como a manifestação do reino de Cristo. Por que o Senhor Jesus foi capaz de nos falar desses mistérios? Foi porque o Senhor Jesus era o Próprio Deus, e só Deus sabe que tipo de pessoas o reino dos céus quer, que obra Deus realizará nos últimos dias e o que Ele finalmente alcançará com Sua salvação da humanidade. Ou seja, somente as declarações de Deus podem revelar os mistérios da obra de gerenciamento de Deus e nenhum ser humano pode alcançá-los. Esta é uma característica da voz de Deus.

3. A Palavra de Deus é a verdade que pode resolver nossos problemas reais e nos mostrar o caminho da prática

O Senhor Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida(João 14:6). Cada palavra que Deus fala é a verdade e Deus é a fonte de águas vivas que expressa a verdade, fornecendo-nos um fluxo constante de verdade de acordo com nossas necessidades como humanidade corrupta e permitindo-nos um caminho a seguir. Perto do fim da Era da Lei, por exemplo, as pessoas não podiam mais guardar a lei ou os mandamentos, e todos corriam o risco de serem condenados e mortos pela lei. Deus encarnou pessoalmente como o Senhor Jesus e apareceu e realizou Sua obra. Sobre o fundamento da lei do Antigo Testamento, Ele expressou o caminho do arrependimento e mostrou àqueles que O seguiram o caminho específico de prática de que precisavam. Em relação à oração, por exemplo, o Senhor Jesus disse: “Deus é Espírito, e é necessário que os que O adoram O adorem em espírito e em verdade(João 4:24). “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos(Mateus 6:7). Em relação às pessoas que se dão bem umas com as outras, o Senhor Jesus disse: “Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? não fazem os gentios também o mesmo? Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial(Mateus 5:46-48). “Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós(Mateus 7:1-2). Das palavras ditas pelo Senhor Jesus, ganhamos um novo caminho que era mais alto que a lei e todos os nossos múltiplos problemas e dificuldades reais foram resolvidos. Ao mesmo tempo, também encontramos um caminho de prática mais preciso e, quando praticamos de acordo com os ensinamentos do Senhor, podemos desfrutar da obra e orientação do Espírito Santo, e nosso relacionamento com Deus se aproxima. Portanto, é evidente que essas palavras expressas pelo Senhor Jesus eram o que as pessoas precisavam na Era da Graça e, ainda mais importante, elas se tornaram nosso suprimento de vida. Então, que palavras Deus expressará nos últimos dias para nos guiar? Para entender essa questão, há um fato que devemos primeiro estar cientes: O Senhor Jesus realizou a obra da redenção e, embora tenhamos sido perdoados por meio de nossa crença no Senhor, nossa natureza pecaminosa permanece sem solução e, portanto, ainda somos capazes de pecar com frequência e de ser incapazes de colocar em prática os ensinamentos do Senhor. O Senhor é santo e, a menos que nossa natureza pecaminosa seja purificada, senão, não temos como obter o louvor do Senhor. É por isso que o Senhor Jesus profetizou que Ele retornaria nos últimos dias para falar Suas palavras e realizar a obra de purificar e salvar o homem. O Senhor Jesus disse: “Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier, porém, Aquele, o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por Si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras(João 16:12-13). “E, se alguém ouvir as Minhas palavras, e não as guardar, Eu não o julgo; pois Eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. Quem Me rejeita, e não recebe as Minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia(João 12:47-48). Em Hebreus 9:28, diz: “Assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que O esperam para salvação”. Podemos ver por isso que, nos últimos dias, Deus usará a verdade para julgar e purificar o homem e nos salvar totalmente das amarras do pecado. Aquelas virgens sábias que estão esperando atentamente para ouvir a voz do Esposo devem ser um pouco inspiradas. Se eles ouvirem alguém pregando que o Senhor voltou para fazer Sua obra de julgamento, então, eles devem ouvir com muita atenção. Enquanto as palavras puderem expor sua corrupção, mostrar-lhes o caminho para serem limpos do pecado e supri-los com vida, então essas palavras serão de fato a voz de Deus.

4. Deus examina o coração mais íntimo do homem e Ele pode ver e expor a corrupção da humanidade

Deus é o Criador e Seu Espírito escrutina todas as coisas. Deus nos conhece como a palma de sua própria mão, e somente as palavras de Deus podem expor a fonte de nossa corrupção e a essência de nossa natureza. Por exemplo, o Senhor Jesus era Deus encarnado, o que significa que Ele era o Espírito de Deus no céu materializado como uma carne comum. Portanto, as palavras proferidas pelo Senhor Jesus foram capazes de expor diretamente a essência da nossa natureza humana. Como todos sabemos, os fariseus naquela época eram pessoas que serviam a Deus com piedade aos olhos do povo judeu comum. O Senhor Jesus, no entanto, esquadrinhou o coração mais íntimo do homem, e Ele viu a essência da natureza dos fariseus que amavam a injustiça e odiava a verdade, e Ele expôs os fariseus dizendo: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia(Mateus 23:27). “Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque fechais aos homens o reino dos céus; pois nem vós entrais, nem aos que entrariam permitis entrar(Mateus 23:13). “Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?(Mateus 23:33). Deus examina o íntimo do coração do homem e pode ver através do pecado que está dentro de nosso coração. Ele sabia que a natureza dos fariseus era aquela que odiava a verdade e que O odiava, e Ele sabia que eles eram anticristos que se colocaram contra Ele. O Senhor Jesus, portanto, expôs as más ações dos fariseus e os condenou por seus pecados. Podemos, portanto, ver que Deus é a verdade e a palavra de Deus é a luz, e todas as trevas e mal devem ser revelados por Suas palavras! Nos últimos dias, Deus expressa a verdade para julgar toda a nossa injustiça e Ele precisa expor todos os nossos caracteres satânicos corruptos dos quais permanecemos inconscientes, para que possamos conhecer nossa própria corrupção. Somente sendo como as virgens sábias e tendo um coração que reverencia a Deus e aceita a verdade seremos capazes de receber a salvação de Deus dos últimos dias.

Aqui acima estão os principais princípios e caminhos sobre como podemos discernir a voz de Deus. Ao compreender e compreender esses princípios, quando ouvimos alguém testificando que o Senhor voltou e nos trouxe as declarações que o Espírito Santo fala às igrejas, e quando positivamente e ativamente as buscamos e ouvimos essas palavras com nosso coração, então seremos capazes de reconhecer corretamente a voz de Deus e acolher o retorno do Senhor. Portanto, se desejamos nos tornar virgens sábias, devemos abandonar nossas concepções e imaginações, concentrar-nos em ouvir a voz de Deus, discerni-la como sendo a voz de Deus, e então aceitar e nos submeter a ela, e seguir de perto os passos do Cordeiro. Somente fazendo isso seremos capazes de desfrutar do suprimento constante da água viva da vida e participar da festa de casamento do Cordeiro. Se ouvimos as declarações do Senhor que voltou e não as buscamos, não as aceitamos, mas, em vez disso, somos mantidos presos por nossas próprias concepções e imaginações, acreditando que, enquanto lermos a Bíblia e rezarmos com frequência e trabalharmos duro para ao Senhor, então seremos capazes de acolher o Senhor Jesus, e não buscarmos ou investigarmos a obra de Deus dos últimos dias, então nos tornaremos virgens tolas e teremos perdido para sempre nossa chance de obter a salvação de Deus dos últimos dias!

Graças à iluminação e à orientação de Deus. Que todos nos tornemos virgens sábias que possam acolher o retorno do Senhor Jesus e participar da festa ao Seu lado. Amém!

Tradutor: Katia Vasconcelos