A explicação de João 4:24: Como adorar a Deus em espírito e em verdade

Deus é Espírito, e os que o adoram devem adorá-Lo em espírito e em verdade.

Navegação rápida
1. I. O significado de adorar a Deus em espírito e em verdade
2. II. Como adorar a Deus em espírito e em verdade
3. III. Por que Deus exige que as pessoas O adorem em espírito e em verdade
4. IV. As pessoas honestas são as mais abençoadas por Deus

I. O significado de adorar a Deus em espírito e em verdade

O Senhor Jesus disse: “Deus é Espírito, e os que o adoram devem adorá-Lo em espírito e em verdade(João 4:24).

Esta frase, embora aparentemente simples, revela o problema mais profundo na relação entre o homem e Deus.

Muitas pessoas acreditam que “adorar a Deus” significa participar de missa, ler a Bíblia, rezar e seguir rituais. No entanto, o Senhor Jesus nos diz que a verdadeira adoração não está nas formas externas, mas algo que ocorre nas profundezas do coração.

II. Como adorar a Deus em espírito e em verdade

Deus diz: “O Senhor Jesus disse para adorar a Deus com o coração e com honestidade. Quando você se apresenta diante de Deus, seu coração precisa ser honesto e sem falsidade. Não diga uma coisa na frente dos outros enquanto estiver pensando de forma diferente no coração. Se você se apresenta diante de Deus usando uma fachada, proferindo umas palavras agradáveis e bonitas como se estivesse tentando escrever uma dissertação, isso não é enganar a Deus? Como resultado, Deus verá que você não é alguém que O adora com o coração e com honestidade. Ele verá que seu coração não é honesto, que é extremamente sinistro e perverso, e que você abriga intenções malignas, e Ele o abandonará”. (A Palavra, Vol. 3. Os Discursos de Cristo dos Últimos Dias. Parte Três)

As palavras de Deus penetram diretamente no coração humano e nos obrigam a refletir: quantas vezes nossos corações são verdadeiramente honestos diante de Deus? Quantas vezes rezamos dizendo “Que a vontade do Senhor seja feita”, mas em nossos corações, ainda agarramos nossos próprios planos? Quantas vezes dizemos com a boca “Glória a Deus”, mas esperamos que os outros nos elogiem por termos fé? Quantas vezes confessamos nossos pecados com os lábios, mas continuamos nos justificando no coração? Tudo isso são formas superficiais de adoração, não a honestidade do coração. O que Deus quer é nosso coração verdadeiro e aberto. Como Deus diz: “Ser honesto significa entregar o coração a Deus, não ser falso para com Ele em nada, ser aberto com Ele em todas as coisas, nunca esconder os fatos, nunca tentar enganar quem está acima e abaixo de você e não fazer coisas que sejam meras tentativas de obter o favor de Deus. Resumindo, ser honesto é ser puro em suas ações e palavras e não enganar nem a Deus nem aos homens”. (A Palavra, Vol. 1. A Aparição e a Obra de Deus. Três Advertências)

Adorar a Deus em espírito e em verdade significa falar a verdade de coração em oração. Significa não esconder nossas fraquezas quando falhamos. Significa não dar desculpas quando pecamos, mas nos arrependemos com sinceridade. Significa não nos vangloriamos quando recebemos bênçãos, mas agradecer, reconhecendo que todas as coisas vêm de Deus. Se ousarmos admitir diante de Deus: “Ó Deus, esta é a pessoa que eu sou. Eu tenho pecado e sou fraco, mas não quero mais mentir para Ti”, tal oração, embora sem frases elegantes, é a que mais pode tocar o coração de Deus.

III. Por que Deus exige que as pessoas O adorem em espírito e em verdade

As palavras de Deus revelam a razão: “Deus tem a essência da fidelidade, então Sua palavra é sempre digna de confiança; além disso, Suas ações são irrepreensíveis e inquestionáveis. É por isso que Deus gosta daqueles que são absolutamente honestos com Ele”. (A Palavra, Vol. 1. A Aparição e a Obra de Deus. Três Advertências)

Deus é fiel; não há falsidade Nele. Ele não engana nem mente. Se desejamos estabelecer um relacionamento verdadeiro com Ele, devemos buscar ser pessoas honestas. A hipocrisia e o engano só nos afastarão de Deus.

Assim como em qualquer relacionamento humano: se uma pessoa está sempre usando uma máscara, como a outra poderá confiar nela? O relacionamento entre Deus e o homem é o mesmo. Deus não exige que sejamos perfeitos, mas Ele exige que sejamos sinceros. Mesmo quando estamos fracos e falhamos, Deus ainda está disposto a ouvir um clamor vindo do coração. Mas, se nossa boca é piedosa enquanto nosso coração é hipócrita, isso é tratar Deus com desdém. Quando deixamos de lado a fachada e encaramos nossa verdadeira essência, somente então a luz de Deus pode brilhar em nossos corações. Naquele momento, a oração não será uma repetição de slogans, mas um diálogo do coração; a adoração não será uma formalidade, mas um encontro com Deus no espírito.

IV. As pessoas honestas são as mais abençoadas por Deus

Adorar a Deus não se limita a uma hora na capela; está presente em cada escolha que fazemos em nossas vidas.

Quando somos honestos e francos com Deus, sem ocultação ou hipocrisia, estamos adorando-O em espírito e em verdade. Quando não reclamamos durante as provações, mas contamos honestamente a Deus sobre nossa dor e nossas lutas, confiando Nele para nos ajudar a superar, isso também é adoração. O que Deus valoriza não é a eloquência de nossas palavras, mas se entregamos nosso coração verdadeiro a Ele, pois somente um coração honesto pode estar em sintonia com Deus.

Que todos nós possamos nos tornar pessoas honestas que agradam a Deus, adorando-O em espírito e em verdade — sendo abertos e sinceros diante Dele, livres na verdade e abençoados em nossa honestidade.