9 versículos bíblicos sobre os sinais da volta de Jesus
- Navegação rápida
- Os 7 sinais da volta de Jesus
- Guerras, terremotos, fomes e outros desastres
- O aumento da iniquidade
- O aparecimento de falsos Cristos e falsos profetas
- Sinais celestes
- A restauração de Israel
- A pregação do evangelho até os confins da terra
- O aparecimento da verdade nos últimos dias
I. Introdução
Há dois mil anos, o Senhor Jesus profetizou que Ele retornaria nos últimos dias e também profetizou os sinais de Sua volta. Todos os que creem no Senhor têm esperado e ansiado…
Hoje, dois mil anos depois, os sinais descritos na Bíblia estão sendo cumpridos diante dos nossos olhos, um por um.
Vamos ver, por meio da Bíblia, quais são os sinais da volta do Senhor e como eles estão sendo cumpridos diante dos nossos olhos hoje.
II. Os 7 sinais da volta de Jesus
1. Guerras, terremotos, fomes e outros desastres
O Senhor Jesus disse: “Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino; e haverá fomes e terremotos em vários lugares” (Mateus 24:7).
O Senhor Jesus profetizou há muito tempo que o mundo estaria em turbulência nos últimos dias, e as cenas que vemos hoje estão cumprindo exatamente as Suas palavras.
Guerras estão acontecendo constantemente ao redor do mundo: o conflito entre a Rússia e a Ucrânia já dura anos; no Oriente Médio, o conflito entre Israel e o Hamas irrompeu novamente; há guerras civis em Mianmar e no Sudão, e tensões no Estreito de Taiwan… Os conflitos entre nações e povos estão se intensificando.
Não só isso, mas terremotos, enchentes, incêndios e pragas ocorrem um após o outro. Por mais avançada que a tecnologia se torne, ela não consegue impedir esses desastres. Isso não é coincidência; é Deus nos lembrando de que o dia do Senhor chegou e de que a Era da Graça já passou.
2. O aumento da iniquidade
O Senhor Jesus disse: “Quando vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?” (Lucas 18:8).
“Por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará” (Mateus 24:12).
No mundo de hoje, a moralidade está em declínio e o coração das pessoas esfriou. As mentiras se tornaram a norma, a ganância é glorificada e a vida está cheia de violência, depravação e hedonismo. Nos noticiários e nas redes sociais, vemos engano, ódio, pornografia e violência. As famílias estão se desintegrando, as taxas de divórcio estão aumentando, os jovens estão viciados na internet e os limites morais estão sendo constantemente violados.
Muitas pessoas dizem: “Eu creio em Deus”, mas perseguem fama e ganho, poder e dinheiro, tratando a fé como um ritual exterior. Elas já empurraram Deus para a margem de suas vidas. A disseminação desenfreada do pecado e o afastamento do coração humano de Deus são sinais claros da volta do Senhor.
3. O aparecimento de falsos cristos e falsos profetas
O Senhor Jesus disse: “Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos” (Mateus 24:24).
Nos últimos dias, todos os tipos de ensinamentos enganosos estão em ascensão. Algumas pessoas se fazem passar pelo Senhor, afirmando ser o “salvador” ou um “mentor espiritual”, e podem até realizar alguns sinais e maravilhas, curar os enfermos e expulsar demônios, tornando difícil para as pessoas distinguir o verdadeiro do falso.
O Senhor Jesus nos lembrou há muito tempo que devemos usar a Sua verdade, as Suas palavras, para distinguir o verdadeiro do falso. Qualquer pessoa que se exalte a si mesma, que não honre o Senhor como grande e que use sinais e maravilhas para enganar as pessoas é um falso cristo. O verdadeiro Cristo pode expressar a verdade para purificar e salvar as pessoas, permitindo que conheçam a Deus, se libertem do pecado, alcancem a purificação e entrem no reino dos céus.
4. Sinais celestes
“E vi quando abriu o sexto selo, e houve um grande terremoto; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua toda tornou-se como sangue” (Apocalipse 6:12).

“O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia de Javé” (Joel 2:31).
Nos últimos anos, sinais celestes têm aparecido com frequência. A “tétrade de luas de sangue”, a “superlua de sangue”, a “superlua azul de sangue”, a “superlua lobo de sangue”, a “lua de sangue florida” e outros fenômenos semelhantes tingiram repetidamente o céu noturno de vermelho. Não apenas isso, mas eclipses solares totais, anulares e híbridos raros ocorreram sucessivamente em muitas partes do mundo, fazendo o céu escurecer de repente, e o sol ficar “negro como pano de saco de crina”, causando temor no coração das pessoas. Esses estranhos fenômenos celestes não são fenômenos naturais, mas sim sinais da volta do Senhor.
5. A restauração de Israel
O Senhor Jesus disse: “Aprendei, pois, da figueira a sua parábola: Quando já o seu ramo se torna tenro e brota folhas, sabeis que está próximo o verão” (Mateus 24:32).
Na Bíblia, a figueira frequentemente simboliza Israel.
Em 1948, após quase dois mil anos sem existir como nação, Israel foi restaurado de forma milagrosa. Essa é uma parte extremamente importante da profecia bíblica. A realização desse momento declarou a toda a humanidade: a promessa de Deus é verdadeira! O Senhor Jesus que voltou já está à porta.
Hoje, embora tenha um território pequeno, Israel se tornou um ponto focal global, e quase todos os conflitos no Oriente Médio estão relacionados a ele. Nada disso é acidental; é o plano de Deus se desdobrando.
6. A pregação do evangelho até os confins da terra
O Senhor Jesus disse: “Este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim” (Mateus 24:14).
No passado, a pregação do evangelho dependia de viajar a pé; hoje, ela depende da internet. Nesta era da informação, a Bíblia, os sermões, os testemunhos, os hinos e os vídeos de oração chegaram a quase todos os cantos da terra.
Quer esteja nas cidades ou em vilarejos remotos, em países livres e democráticos ou em regiões de perseguição, as pessoas podem ouvir o nome do Senhor Jesus.
O evangelho foi pregado por todo o mundo, o que é um sinal claro de que o fim dos tempos chegou, precedendo a volta do Senhor.
7. O aparecimento da verdade nos últimos dias
O Senhor Jesus disse: “Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier, porém, Aquele, o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade” (João 16:12-13).
O Senhor Jesus profetizou que, depois da Sua partida, o Espírito Santo viria novamente para guiar as pessoas à mais verdade.
Isto é, nos últimos dias, Deus expressará novas palavras, revelando mistérios que a humanidade não compreendia antes e nos guiando no caminho de libertar-nos do pecado e alcançar a salvação.
Hoje, muitas pessoas estão testificando que o Senhor voltou. Todos os que verdadeiramente amam o Senhor e têm sede da verdade estão buscando ativamente as pegadas de Deus e ouvindo a Sua voz. Aqueles que conseguem ouvir a voz de Deus e aceitar a Sua nova obra são as virgens prudentes e as pessoas mais abençoadas.
III. A relação entre os sinais e a Sua volta
O Senhor Jesus disse: “Igualmente, quando virdes todas essas coisas, sabei que Ele está próximo, mesmo às portas” (Mateus 24:33).
O Senhor nos disse claramente que, quando virmos esses sinais, já serão os últimos dias e o Senhor estará à porta.
Deus diz: “Os últimos dias são uma era à parte, aquela na qual Jesus disse que vocês devem enfrentar desastres, enfrentar terremotos, fome e pragas, o que mostrará que essa é uma nova era, não mais a antiga Era da Graça” (A Palavra, Vol. 1. A Aparição e a Obra de Deus. A visão da obra de Deus (3)).
Deus está usando tudo isso para nos lembrar que a Era da Graça passou. O Senhor já desceu silenciosamente, trazendo uma nova era. Ele está falando a toda a humanidade, chamando aqueles que realmente anseiam por Ele e O aguardam, conduzindo-os ao Seu reino para receberem a Sua salvação dos últimos dias. Apenas buscando ativamente as pegadas de Deus e ouvindo a Sua voz podemos acolher a volta do Senhor e receber a Sua proteção nos últimos dias.
IV. Como acolher a volta de Cristo
Apocalipse 3:20 diz: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele Comigo”.
A maneira como o Senhor Jesus retorna não é, como imaginamos, aparecendo imediatamente no céu. Em vez disso, Ele primeiro chama as pessoas por meio de Suas palavras e de Sua voz.
Ele diz “Estou à porta e bato”. Essa “porta” é a porta do coração de uma pessoa, e Ele está usando Suas palavras para bater no coração de todos aqueles que realmente buscam a verdade. Então, como devemos acolher a volta do Senhor?
Deus diz: “Uma vez que estamos buscando as pegadas de Deus, cabe a nós buscar as intenções de Deus, as palavras de Deus, Suas declarações — pois onde quer que haja novas palavras ditas por Deus, a voz de Deus está ali, e onde quer que haja passos de Deus, os feitos de Deus estão ali. Onde quer que haja a expressão de Deus, ali Deus aparece, e onde quer que Deus apareça, ali existem o caminho, a verdade e a vida” (A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Apêndice 1: A aparição de Deus inaugurou uma nova era”).
Para acolher a volta do Senhor, não devemos ficar esperando passivamente por uma visão no céu, mas aprender a ouvir a voz de Deus e escutar as Suas palavras de hoje. Quando você ouvir alguém testificar que o Senhor voltou, não negue rapidamente. Não julgue com base em suas noções. Em vez disso, busque, reze e discirna com o coração. Aqueles que estão dispostos a buscar com humildade e a ouvir a voz de Deus poderão acolher o Senhor e participar do banquete com Ele.
V. Conclusão
Os sinais da volta do Senhor Jesus já foram todos cumpridos diante dos nossos olhos. Desde guerras, desastres e pragas até a restauração de Israel e a pregação do evangelho até os confins da terra, nada disso é coincidência. Eles são como alarmes, um após o outro, nos lembrando: o tempo está se esgotando.
O Senhor está batendo. Ele está falando e expressando Sua voz para chamar Suas ovelhas. Você está disposto a parar um pouco e ouvir silenciosamente a Sua voz hoje?
A Sua volta não é para condenar, mas para salvar — salvar aqueles que verdadeiramente O amam e anseiam pela Sua aparição. Se buscarmos com um coração simples e humilde, o Senhor certamente nos fará ouvir a Sua voz, acolher Sua volta e receber Sua salvação e proteção nos últimos dias.
Amigo, se você deseja acolher em breve a volta do Senhor, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco pelo chat online na parte inferior do site!