A parábola das dez virgens — Mateus 25

Por meio da parábola das dez virgens, o Senhor Jesus nos alertou para ficarmos atentos e preparados nos últimos dias. Agora, os desastres estão se tornando mais sérios e as profecias da volta do Senhor foram basicamente cumpridas. Cada um de nós espera ser uma virgem sábia, dar as boas-vindas ao retorno do Senhor, e participar do banquete do reino dos céus com Ele. Ninguém quer ser uma virgem tola e ser abandonada pelo Senhor. Então, exatamente o que são virgens sábias? O que são virgens tolas? Como as virgens sábias devem preparar o azeite, para que possam dar as boas-vindas ao retorno do Senhor, e participar da festa de casamento do Cordeiro?

A parábola das dez virgens — Mateus 25

1. O que são virgens sábias? O que são virgens tolas?

Mateus 25:1-13

Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo.

Cinco delas eram insensatas, e cinco prudentes.

Ora, as insensatas, tomando as lâmpadas, não levaram azeite consigo.

As prudentes, porém, levaram azeite em suas vasilhas, juntamente com as lâmpadas.

E tardando o noivo, cochilaram todas, e dormiram.

Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe ao encontro!

Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.

E as insensatas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando.

Mas as prudentes responderam: não; pois de certo não chegaria para nós e para vós; ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.

E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o noivo; e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.

Depois vieram também as outras virgens, e disseram: Senhor, Senhor, abre-nos a porta.

Ele, porém, respondeu: Em verdade vos digo, não vos conheço.

Vigiai pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora.

Palavras de Deus relevantes:

“Cinco virgens sábias e cinco virgens tolas” juntas não representam nem um número de pessoas nem um tipo de pessoa. “Cinco virgens sábias” se refere a um número de pessoas, e “cinco virgens tolas” representa um tipo de pessoa, mas nenhuma se refere aos filhos primogênitos. Em vez disso, representam a criação. Foi por isso que elas foram solicitadas a preparar o óleo nos últimos dias. (A criação não possui Minha qualidade; se quiserem ser sábios, então devem preparar o óleo e, por isso, precisam estar equipados com as Minhas palavras.) “Cinco virgens sábias” representam Meus filhos e Meu povo entre os humanos que criei. São chamados “virgens” porque são ganhos por Mim, a despeito de terem nascido na terra; pode-se chamá-los de santos, então são chamados “virgens”. O “cinco” citado acima representa o número dos Meus filhos e do Meu povo que predestinei. “Cinco virgens tolas” refere-se aos servidores, pois prestam serviço a Mim sem atribuir a menor importância à vida, buscando apenas coisas externas (porque não têm Minha qualidade, o que quer que façam é uma coisa externa) e são incapazes de ser Meus auxiliares capazes, então são chamados de “virgens tolas”. O “cinco” mencionado acima representa Satanás, e o fato de serem chamados “virgens” significa que foram conquistados por Mim e são capazes de prestar serviço a Mim — mas tais pessoas não são santas, então são chamadas de servidores.

Extraído de ‘Capítulo 116’ das Declarações de Cristo no princípio em “A Palavra manifesta em carne”

2. Como ser virgens sábias e dar boas-vindas ao retorno do Senhor?

O Senhor Jesus disse: “Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe ao encontro!” (Mateus 25:6). “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele Comigo” (Apocalipse 3:20). Claramente, o Senhor falaria palavras para bater às nossas portas nos últimos dias. As virgens sábias ouviriam a voz de Deus, acolheriam o retorno do Senhor, seguiriam os passos do Cordeiro, seriam arrebatadas diante do trono de Deus, e compareceriam à festa de casamento do Cordeiro.

Versos da Bíblia para referência:

Apocalipse 3:20

Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele Comigo.

Apocalipse 2:29

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

João 10:27

As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz, e Eu as conheço, e elas Me seguem.

Mateus 7:7-8

Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.

Palavras de Deus relevantes:

Uma vez que estamos buscando as pegadas de Deus, cabe a nós buscar a vontade de Deus, as palavras de Deus, Suas declarações — pois onde quer que haja novas palavras ditas por Deus, a voz de Deus está ali, e onde quer que haja passos de Deus, os feitos de Deus estão ali. Onde quer que haja a expressão de Deus, ali Deus aparece, e onde quer que Deus apareça, ali existem o caminho, a verdade e a vida. Na busca pelas pegadas de Deus, vocês ignoraram as palavras de que “Deus é o caminho, a verdade e a vida”. Assim, mesmo quando recebem a verdade, muitas pessoas não acreditam que tenham encontrado as pegadas de Deus e muito menos reconhecem a aparição de Deus. Que grave erro! A aparição de Deus não pode ser acomodada às concepções do homem, e muito menos Deus irá aparecer por ordem do homem. Deus faz Suas escolhas próprias e tem Seus planos próprios quando realiza Sua obra; além disso, Ele tem Seus objetivos próprios e Seus métodos próprios. Qualquer que seja a obra que realiza, Ele não tem necessidade de discuti-la com o homem nem de buscar o seu conselho, muito menos de informar a toda e qualquer pessoa sobre Sua obra. Esse é o caráter de Deus, que deve, aliás, ser reconhecido por todos. Se vocês desejam testemunhar a aparição de Deus, se desejam seguir as pegadas de Deus, então devem antes se afastar de suas próprias noções. Você não deveria exigir que Deus faça isso ou aquilo e menos ainda deveria encerrá-Lo em seus limites próprios e restringi-Lo a suas próprias noções. Em vez disso, vocês deveriam se perguntar como devem buscar as pegadas de Deus, como devem aceitar a aparição de Deus e como devem se submeter à nova obra de Deus; isso é o que o homem deveria fazer. Como o homem não é a verdade e não possui a verdade, ele deve buscar, aceitar e obedecer.

Extraído de ‘A aparição de Deus inaugurou uma nova era’ em “A Palavra manifesta em carne”

Todos os que são capazes de obedecer às atuais declarações do Espírito Santo são abençoados. Não importa como eles costumavam ser nem como o Espírito Santo costumava operar dentro deles — aqueles que ganharam a obra de Deus mais recente são os mais abençoados, e aqueles que hoje não são capazes de seguir a obra mais recente são eliminados. Deus quer aqueles que são capazes de aceitar a nova luz, quer aqueles que aceitam e conhecem Sua obra mais recente. Por que se diz que você deve ser uma virgem casta? Uma virgem casta é capaz de buscar a obra do Espírito Santo e compreender as coisas novas, ademais é capaz de afastar as velhas noções e obedecer à obra de Deus hoje. Esse grupo de pessoas que aceitam a obra atual mais recente foi predestinado por Deus antes dos séculos, e elas são as mais abençoadas das pessoas. Vocês ouvem a voz de Deus diretamente, contemplam a aparição de Deus e, portanto, em toda parte do céu e da terra e ao longo das eras, ninguém tem sido mais abençoado do que vocês, esse grupo de pessoas. Tudo isso se deve à obra de Deus, à predestinação e à seleção de Deus, bem como à graça de Deus; se Deus não tivesse falado e proferido as Suas palavras, as condições de vocês poderiam ser como são hoje? Logo, toda glória e todo louvor sejam dados a Deus, pois tudo isso ocorre porque Deus os levanta.

Extraído de ‘Conheça a mais nova obra de Deus e siga os Seus passos’ em “A Palavra manifesta em carne”