Estudo sobre o pecado: O que é o pecado, e como podemos resolvê-lo?

O que é pecado?

Quando se trata do que é pecado, podemos facilmente pensar neste versículo registrado na Bíblia: “Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia” (1 João 3: 4). Como homicídio, incêndio criminoso, roubo, furto, idolatria e assim por diante, esses são pecados visíveis que violem a lei. Além desses, existem pecados invisíveis em nossos pensamentos. Por exemplo, o Senhor Jesus disse: “Mas o que sai da boca procede do coração; e é isso o que contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias(Mateus 15: 18-19). A partir desses versículos podemos saber que, sejam os pecados de comportamento ou os pecados em nossos corações, todos os pensamentos e ações que vão contra as palavras de Deus, e a verdade e que nos fazem rebelar e resistir a Deus, são chamados de pecado por Deus.

Estudo sobre o pecado: O que é o pecado, e como podemos resolvê-lo?

Comparando isso a nós mesmos, depois de sabermos o que é pecado, descobrimos que estamos cheios de pecado, e podemos resistir e nos rebelar contra Deus, a qualquer hora e em qualquer lugar. Por exemplo, vivemos de acordo com nosso caráter satânico de arrogância e vaidade, pensando que podemos governar os outros, nunca ouvindo ninguém e sempre querendo ter a palavra final. Quando gastamos e trabalhamos para o Senhor, nos exibimos e nos exaltamos para que os outros nos admirem e olhem para nós, estamos competindo com Deus pela humanidade. Vivemos pelo nosso caráter satânico de ser egoístas e gananciosos, por isso colocamos nossos interesses em primeiro lugar em todas as coisas, e em nossas interações com os outros, tramamos contra eles e nos envolvemos em disputas invejosas em prol do lucro perdemos nossa humanidade e razão. Temos o caráter satânico de sermos desonestos e enganadores, portanto, não podemos deixar de contar mentiras e enganar os outros por causa de nossos próprios interesses; nós não apenas enganamos as pessoas, mas até enganamos a Deus: Dizemos tudo o que parece agradável diante de Deus, querendo ganhar a graça e as bênçãos de Deus. Mas uma vez que doenças, desastres naturais ou causados pelo homem, tribulações e provações nos sobrevêm, podemos culpar e trair a Deus. Estes são apenas alguns exemplos. Pessoas que frequentemente vivem em pecado e não podem praticar a verdade são servos do pecado. O resultado do pecado é ser julgado, amaldiçoado e destruído e não ser qualificado para entrar no reino dos céus. Isso é determinado pelo caráter santo e justo de Deus. Assim como Deus nos disse: “Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. Ora, o escravo não fica para sempre na casa; o filho fica para sempre(João 8:34-35); “A alma que pecar, essa morrerá(Ezequiel 18:20); “Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma expectação terrível de juízo, e um ardor de fogo que há de devorar os adversários” (Hebreus 10:26-27).

Como ser livre das amarras do pecado

Dado que as pessoas que frequentemente pecam não podem obter a aprovação de Deus, como podemos nos livrar das amarras do pecado, obter purificação e nos tornarmos pessoas que merecem o louvor de Deus, e entram no reino dos céus? Na verdade, o Senhor Jesus nos prometeu que definitivamente voltaria nos últimos dias, para fazer a obra de nos limpar e salvar. Por exemplo, as profecias da Bíblia: “Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier, porém, Aquele, o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por Si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras(João 16:12-13); “Quem Me rejeita, e não recebe as Minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia(João 12:48). “Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus(1 Pedro 4:17); “Santifica-os na verdade, a Tua palavra é a verdade(João 17:17). Pode-se ver nesses versículos, que o Senhor expressará muitas verdades após Seu retorno, e usará Suas palavras para julgar nossos pecados para que possamos obter a purificação e nos livrar dos grilhões do pecado. Portanto, se aceitarmos a obra de julgamento do Senhor em Seu retorno, teremos a esperança de resolver nossa natureza satânica pecaminosa, obtendo a limpeza, ganhando o louvor de Deus e entrando no reino de Deus.

Acredito que muitas pessoas já ouviram alguém testemunhar que o Senhor Jesus voltou, como o Deus Todo-Poderoso encarnado. Deus Todo-Poderoso expressou todas as verdades de que precisamos para alcançar a salvação completa, para julgar e limpar todas as pessoas que aceitaram a obra de Deus nos últimos dias. Isso cumpre precisamente as profecias do Senhor voltando para expressar a verdade e fazer a obra de julgamento começando pela casa de Deus.

Vamos ler mais sobre as palavras de Deus Todo-Poderoso. Deus Todo-Poderoso diz: “Embora tenha feito muita obra entre os homens, Jesus apenas completou a redenção de toda a humanidade e tornou-Se oferta pelo pecado do homem; Ele não livrou o homem de todo o seu caráter corrupto. Salvar o homem plenamente da influência de Satanás não exigiu apenas que Jesus Se tornasse a oferta pelo pecado e carregasse os pecados do homem, mas também exigiu que Deus fizesse uma obra maior ainda para livrar o homem completamente de seu caráter satanicamente corrompido. E assim, agora que o homem teve seus pecados perdoados, Deus voltou para a carne para guiar o homem até a nova era e começou a obra de castigo e julgamento. Esta obra tem trazido o homem a um reino superior. Todo aquele que se submete ao Seu domínio há de desfrutar de uma verdade maior e de receber bênçãos maiores. Eles hão de viver verdadeiramente na luz e de ganhar a verdade, o caminho e a vida”.

Nos últimos dias, Cristo usa uma variedade de verdades para ensinar o homem, expor a essência do homem e dissecar suas palavras e ações. Essas palavras abrangem várias verdades: o dever do homem, como o homem deveria obedecer a Deus, como o homem deveria ser leal a Deus, como o homem deve viver a humanidade normal, bem como a sabedoria e o caráter de Deus e assim por diante. Essas palavras são todas dirigidas à essência do homem e ao seu caráter corrupto. Em especial, essas palavras que expõem como o homem desdenha de Deus são faladas em relação a como o homem é a corporificação de Satanás e uma força inimiga contra Deus. Ao realizar Sua obra de julgamento, Deus não torna clara a natureza do homem simplesmente com algumas palavras; Ele também expõe, trata e poda a longo prazo. Esses métodos de exposição, tratamento e poda não podem ser substituídos por palavras comuns, mas pela verdade que o homem absolutamente não possui. Apenas métodos desse tipo podem ser chamados de julgamento; só por meio de julgamento desse tipo é que o homem pode ser subjugado e completamente convencido a se submeter a Deus e, além disso, ganhar verdadeiro conhecimento de Deus. O que a obra de julgamento produz é o entendimento do homem da verdadeira face de Deus e da verdade sobre a própria rebelião. A obra de julgamento permite que o homem ganhe bastante entendimento da vontade de Deus, do propósito da obra de Deus e dos mistérios que lhe são incompreensíveis. Também permite que o homem reconheça e conheça sua substância corrupta e as raízes de sua corrupção, bem como descubra a fealdade do homem. Esses efeitos são todos produzidos pela obra de julgamento, pois a substância dessa obra é, de fato, a obra de revelar a verdade, o caminho e a vida de Deus a todos aqueles que têm fé Nele. Essa obra é a obra de julgamento realizada por Deus”.

Pelas palavras de Deus, podemos entender que o Senhor Jesus fez a obra de redenção na Era da Graça. Quando recebemos a salvação do Senhor, somos absolvidos de nossos pecados, não estamos mais sujeitos à condenação e punição da lei, e podemos orar diretamente ao Senhor e desfrutar da rica graça concedida pelo Senhor. Mas a obra do Senhor, não foi a obra de resolver a natureza pecaminosa do homem, e Ele nunca nos absolveu de nossa natureza pecaminosa. É por isso que precisamos aceitar a obra de julgamento de Deus nos últimos dias. Só assim podemos resolver nossa natureza pecaminosa.

Deus Todo-Poderoso, Cristo dos últimos dias, já veio. Sobre o fundamento da obra de redenção do Senhor Jesus, Ele expressou muitos aspectos da verdade e realizou a obra de julgamento para resolver nossa natureza pecaminosa. Deus Todo-Poderoso expõe nossos vários caracteres corruptos e nossos pensamentos e idéias, sobre desobedecer e resistir a Ele, para que possamos refletir e reconhecer nossa natureza satânica, que resiste a Deus e gerar um coração de arrependimento. Enquanto isso, Deus também nos diz Sua vontade e nos mostra os caminhos da prática, tal como: como ser leal a Deus, o que é a verdadeira obediência a Deus, como temer a Deus e evitar o mal, como viver a humanidade normal, como alcançar uma transformação em nosso caráter de vida através da busca, que pessoas sejam aprovadas e salvas por Deus, que sejam detestadas e eliminadas por Deus, e muito mais. Todos aqueles que aceitaram a obra de julgamento de Deus Todo-Poderoso dos últimos dias ganharam algum conhecimento da sabedoria da obra de Deus, do caráter Justo de Deus e da intenção de Deus de salvar as pessoas, e assim desenvolveram um coração de reverência a Deus, começaram a odiar sua própria corrupção, e resolveram praticar a verdade e satisfazer a Deus.

Por meio de experiências repetidas da obra de julgamento de Deus Todo-Poderoso, quer ajamos pecaminosamente ou revelemos os pensamentos corruptos em nossas mentes, não nos arrependeremos mais apenas em palavras e não mais confiaremos em nosso próprio autocontrole, mas, em vez disso, seremos capazes de verdadeiramente nos odiar de coração e estar dispostos a abandonar a nós mesmos e permitir que as palavras de Deus, se tornem os princípios de nossas ações e palavras. Dessa forma, sem que saibamos, passaremos por uma mudança em nossos caracteres de vida, gradualmente romperemos com a condição depravada de pecar durante o dia e confessar à noite, e mostrar alguma obediência verdadeira a Deus. Por tudo isso, podemos ver que a obra de julgamento de Deus Todo-Poderoso nos últimos dias, ao expressar a verdade, é muito prática, é exatamente o que nós, seres humanos corruptos, precisamos e também é a maior salvação de Deus para nós.

Neste ponto de nossa comunhão, podemos entender que sem experimentar o julgamento de Deus Todo-Poderoso nos últimos dias, nunca entenderemos verdadeiramente a verdade de nossa própria corrupção e conheceremos o caráter justo de Deus, ou desenvolveremos um coração de reverência a Deus. Assim, nunca nos libertaremos das amarras do pecado. Somente submetendo-nos ao julgamento e purificação de Deus Todo-Poderoso, teremos a chance de nos livrarmos de nossos caracteres corruptas e, finalmente, sermos capazes de temer a Deus e evitar o mal, nos tornarmos pessoas que amam, obedecem e adoram a Deus, e viver à semelhança de um verdadeiro ser humano. Só então, seremos qualificados para entrar no reino dos céus, receber as bênçãos e promessas de Deus. Agora, os vídeos das experiências e testemunhos daqueles que experimentaram o julgamento das palavras, de Deus Todo-Poderoso e cujos os caracteres sofreram mudanças foram lançados online, como: Como mudei meu ego arrogante, Liberta da fama e da fortuna, Colhendo alegria em meio ao sofrimento, e mais.Tudo isso mostra que somente aceitando a obra de julgamento de Cristo dos últimos dias, podemos nos livrar das amarras do pecado; este é o único caminho para o reino dos céus.

Nota do editor

Depois de ler este artigo, entendemos o que é o pecado, e também encontramos o caminho para se livrar das amarras do pecado. Se desejar saber mais, sinta-se à vontade para nos contatar usando os botões de bate-papo online na parte inferior.