O efeito das provações — A alegria em Tiago 1:2-4
Leitura da Missa de hoje: “Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma” (Tiago 1:2-4).
Esta passagem nos lembra de enfrentar várias provações com grande alegria. Ao longo de nossa jornada na vida, frequentemente nos deparamos com uma ampla gama de provações. São uma parte inevitável da vida, semelhante à forma como o ouro é refinado através do intenso calor do fogo. Elas servem como uma forma de testar e refinar nossa fé. Através destas provações, as nossas crenças são postas à prova e a nossa capacidade de perseverar e resistir é forjada. Embora a dor que as provações trazem possa naturalmente levar ao desânimo, aprendemos a confiar em Deus e a buscar Sua orientação e conforto em tempos de adversidade. É através deste processo que experimentamos a graça e a força de Deus. As provações são uma longa jornada, e a palavra de Deus fornece força contínua para seguirmos em frente. Sua palavra nos ajuda a manter nossa fé e a não perder a esperança durante as provações, permitindo que nossa fé seja elevada e nos tornando completos e sem falta de nada diante de Deus.
As provações não são o fim, mas sim um caminho necessário para o sucesso e a plenitude. No processo de provações, Deus não é apenas nosso protetor, mas também nossa confiança. À medida que estivermos dispostos a aprender através das provações, nossa fé se tornará mais pura e mais forte, como o ouro refinado pelo fogo. Assim como Deus diz: “Enquanto passam por provações, é normal que as pessoas estejam fracas ou tenham negatividade dentro delas, que lhes falte clareza quanto à vontade de Deus ou quanto à senda para a prática. Mas, em todo caso, você deve ter fé na obra de Deus e não negar Deus, assim como Jó. Embora Jó fosse fraco e amaldiçoasse o dia em que nasceu, ele não negou que todas as coisas da vida humana foram concedidas por Jeová, nem que Jeová também é Aquele que tira todas elas. Não importa quanto fosse testado, ele manteve essa fé. Na sua experiência, não importa que tipo de refinamento você passe por meio das palavras de Deus, o que Ele exige da humanidade, em resumo, é sua fé e seu coração que ama a Deus. O que Ele aperfeiçoa ao operar assim é a fé, o amor e as aspirações das pessoas. Deus faz a obra da perfeição nas pessoas, e elas não podem vê-la, não podem senti-la; em tais circunstâncias, sua fé é exigida. A fé das pessoas é exigida quando algo não pode ser visto a olho nu, e sua fé é exigida quando você não consegue abrir mão de suas próprias noções. Quando você não tem clareza a respeito da obra de Deus, o que é exigido de você é ter fé e assumir uma posição firme e dar testemunho. Quando Jó chegou a esse ponto, Deus lhe apareceu e falou com ele. Quer dizer, é somente de dentro de sua fé que você será capaz de ver Deus e, quando você tiver fé, Deus o aperfeiçoará” (A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Aqueles que hão de ser aperfeiçoados devem passar pelo refinamento”).
Rezemos juntos:
Ó Deus, oramos humildemente diante de Ti, pedindo uma fé inabalável e um coração alegre em meio às provações. Ao enfrentarmos várias provações na vida, que Tu nos conceda sabedoria para percebê-las e a disposição para nos submetermos à Sua soberania e arranjo. Que a Tua palavra nos guie nas provações e nos permita permanecer firmes no caminho da fé. Que nossa fé seja testada e refinada como ouro puro, para que possamos receber Tuas bênçãos em todas as provações. Ó Deus, entendemos que as provações não são o Teu abandono, mas sim o Teu amor e bênção sobre nós. Que possamos experimentar a Tua soberania nas provações e nos tornarmos mais completos através do crescimento da nossa fé. Amém!