Como alcançar a verdadeira paz — Reflexões a partir de João 14:27

Leitura da Missa de hoje: O Senhor Jesus disse: “Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou; eu não Vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize(João 14:27).

Estas foram as palavras que Jesus falou aos Seus discípulos na Última Ceia. Ele sabia que estava prestes a ser preso, julgado e crucificado. Ele também sabia que Seus discípulos enfrentariam várias dificuldades e provações. Portanto, Jesus quis usar essas palavras para confortá-los, para lhes dar força e para que soubessem que, não importa quão feroz seja a tempestade, Deus lhes concederia uma paz profunda e tranquilidade para ajudá-los a superar a adversidade.

Eu acho que muitas pessoas não entendem realmente o que é a verdadeira paz e quão importante ela é para nós. Neste mundo, perseguimos todo tipo de sucesso e satisfação, esperando que essas conquistas externas nos tragam paz interior. Trabalhamos muito e buscamos o sucesso na carreira, pensando que isso trará uma sensação de segurança e realização. Compramos casas, carros e acumulamos riquezas, acreditando que a abundância material nos trará satisfação. Buscamos educação de alta qualidade, esperando que o conhecimento construa nossa confiança e garanta nosso futuro. Gastamos muito tempo e dinheiro na academia e em salões de beleza, acreditando que melhorar nossa aparência nos trará calma mental e felicidade. Exibimos nossas vidas nas redes sociais, esperando que o elogio e reconhecimento dos outros nos dê uma sensação de autoestima… No entanto, muitas vezes descobrimos que a paz trazida por conquistas externas é passageira. Mesmo após alcançar esses objetivos, ainda não conseguimos escapar das preocupações, dores e do vazio interior.

É claro que a paz que o mundo nos dá é momentânea e frágil; não é a verdadeira paz. Quando enfrentamos dificuldades ou adversidades, esse tipo de paz pode ser facilmente despedaçado, levando a mais estresse, dor e preocupações. Se fôssemos perguntar a um psicólogo, “O que posso fazer para encontrar a paz?”. Ele poderia sugerir que fizéssemos uma viagem, nos afastássemos de tudo e fôssemos para algum lugar livre de distrações onde pudéssemos encontrar a paz interior. Mas isso é verdadeira paz? Na realidade, isso só pode aliviar temporariamente nosso sofrimento e angústia. Podemos viajar, participar de todos os tipos de atividades e experimentar qualquer coisa que possa nos trazer felicidade passageira, mas quando voltamos para casa, o vazio e a dor ainda preencherão nossos corações. A paz que Deus nos concede, é diferente a do mundo. A paz de Deus transcende o mundo secular; é eterna e não desaparecerá devido a mudanças em nossas circunstâncias externas. Quando estamos dispostos a nos voltar para Deus, abandonar nossa busca por coisas mundanas e confiar inteiramente Nele, entregando-Lhe todas as nossas preocupações, medos e inquietações, e escolher nos aproximar Dele, obedecer às Suas palavras e permitir que elas guiem nossas vidas, então nossos corações terão paz e segurança infinitas. Essa paz reside dentro de nós, e nada pode tirá-la. Como diz este trecho de palavras sagradas: “Deus Todo-Poderoso domina todos os eventos e coisas! Enquanto nós O admirarmos em nosso coração o tempo todo e entrarmos no espírito e tivermos comunhão com Ele, Ele nos mostrará todas as coisas que buscamos, e Suas intenções certamente serão reveladas a nós. Nosso coração estará em alegria e paz, firme em perfeita clareza. É crucial ser capaz de agir de acordo com Suas palavras. Só sendo capaz de compreender Suas intenções e de viver na dependência de Suas palavras conta como experiência verdadeira”.

Vamos orar juntos:

Querido Pai celestial, agradecemos por nos conceder a paz eterna neste mundo conturbado. Entendemos que a paz oferecida por este mundo é temporária e ilusória, mas a paz que Tu provês é duradoura e genuína. Quando a ansiedade e o estresse pesarem sobre nós, que Sua paz preencha nossos corações, acalme nossos medos e alivie nossas preocupações. Mesmo em meio a tempestades e adversidades, que Sua paz nos sustente. Reconhecemos que, não importa como as circunstâncias possam mudar, Tu permaneces no controle, e Seu amor e proteção não nos deixarão. Senhor, Sua paz brilha como uma luz orientadora, iluminando nosso caminho. Ajude-nos a sempre voltarmos para Ti, buscando a tranquilidade e a alegria que Tu ofereces. Por favor, cure aqueles com espíritos feridos, console os angustiados e perplexos, e conceda-lhes a verdadeira paz que infunde esperança e força. Colocamos nossa confiança em Ti completamente. Que Sua vontade seja cumprida em nossas vidas. Amém!