5 orações de guerra espiritual: proteção para a jornada da vida

Na jornada de fé, muitas vezes encontramos diversas tentações, dificuldades e desafios. Satanás está sempre à procura de oportunidades para testar a nossa fé, tentando desviar-nos do caminho verdadeiro e fazer-nos abandonar as nossas crenças. Como podemos triunfar sobre as maquinações de Satanás e prestar testemunho na batalha espiritual? Leia os versículos e orações a seguir e eles poderão nos ajudar a triunfar na guerra espiritual.

“Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar” (1 Pedro 5:8).

Esta Escritura não serve apenas como uma mensagem de advertência, mas também traz conforto. A guerra espiritual não é um conflito físico, mas um desafio espiritual que exige que permaneçamos vigilantes em todos os momentos. Nesta batalha, os nossos adversários não são inimigos visíveis; são forças espirituais que tentam minar a nossa fé e enfraquecer a nossa determinação. Portanto, precisamos estar sempre vigilantes, alertas e prontos para enfrentar os esquemas astutos do diabo. Porém, não há necessidade de temer porque, nas batalhas espirituais, não estamos lutando sozinhos — Deus está conosco. Ele é o nosso refúgio, proporcionando sabedoria e força, permitindo-nos resistir aos ataques do leão que ruge. Confiando em Deus, mantendo um relacionamento contínuo com Ele e manejando Sua palavra como nossa arma, podemos permanecer fortes na guerra espiritual. Assim como Deus diz: “Você deveria saber que estes são os últimos dias. O diabo Satanás, como um leão que ruge, espreita lá fora, procurando pessoas para devorar. Todas as formas de pragas agora irrompem, e há muitos de todo tipo de espírito maligno. Somente Eu sou o Deus verdadeiro; somente Eu sou o seu refúgio. Você não pode fazer nada além de se esconder em Meu lugar secreto, somente dentro de Mim, e desastres não o acometerão, e nenhuma calamidade chegará perto de sua tenda(A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Declarações de Cristo no princípio, Capítulo 28”).

Vamos rezar juntos:

Querido Deus, hoje chegamos diante do Seu trono, elevando nossas orações sobre o leão que ruge, o diabo que procura constantemente corroer nossa fé, e sobre a batalha espiritual que enfrentamos. Reconhecemos nossas fraquezas e reconhecemos nossa necessidade de Sua força. Somente Tu és nosso refúgio e nossa fonte de poder. Que Tu abras as nossas mentes, mantenha-nos vigilantes constantemente, capazes de discernir a verdade da falsidade, para que não sejamos enganados pelas artimanhas do inimigo. Que possamos ficar longe dos esquemas astutos de Satanás e sair vitoriosos nas batalhas espirituais. Amém!

2. “Pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo” (2 Coríntios 10:4-5).

Esta Escritura nos lembra que a guerra espiritual que enfrentamos não é vencida com mera força física; é o poder de Deus que prevalece. Nossas armas não são de carne e osso, mas vêm da palavra de Deus. O poder da palavra de Deus pode romper as fortalezas de Satanás, derrotando vários obstáculos que impedem as pessoas de conhecerem a Deus e de se humilharem. Nos campos de batalha espirituais, frequentemente encontramos dificuldades, tentações e oposição, mas confiando no grande poder de Deus, podemos usar armas espirituais — as palavras de Cristo — para desmantelar os esquemas do inimigo. Dependendo da força das palavras de Cristo e fazendo da palavra de Deus um guia na nossa jornada de vida, podemos sair vitoriosos na guerra espiritual.

Vamos rezar juntos:

Querido Deus, agradeço por nos fornecer armadura espiritual — Tua palavra — permitindo-nos triunfar na guerra espiritual. Conceda-nos sabedoria para discernir as maquinações do inimigo, fortalecer a nossa fé e manter puro o nosso coração. Ó Senhor, que o poder da Tua palavra atue dentro de nós, capacitando-nos a superar quaisquer obstáculos que impeçam a nossa proximidade Contigo. Guia-nos para que todos os nossos pensamentos e desejos se submetam à soberania de Cristo. Amém!

“O prudente vê o perigo e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena” (Provérbios 22:3).

Na jornada da guerra espiritual, os indivíduos prudentes demonstram um discernimento notável. Eles possuem uma visão aguçada do reino espiritual, capazes de reconhecer e evitar tentações e perigos que podem levar ao dano espiritual. Esta capacidade baseia-se na sua compreensão da palavra de Deus e na sua obediência à Sua orientação. Permite que indivíduos prudentes permaneçam vigilantes na guerra espiritual, evitando armadilhas que possam causar danos espirituais. Pelo contrário, os indivíduos tolos demonstram ignorância na batalha espiritual. Eles aventuram-se imprudentemente em lugares expressamente proibidos por Deus, caindo nas armadilhas do pecado. Eles ignoram os avisos de Deus e ficam cegos pelas tentações do mundo, resultando em danos e angústias espirituais. Portanto, na guerra espiritual, a sabedoria se torna a nossa melhor arma. Ao ouvirmos continuamente a palavra de Deus e procurarmos a Sua orientação, podemos permanecer prudentes, ter discernimento, evitar calamidades e emergir como vencedores na batalha espiritual.

Vamos rezar juntos:

Ó Senhor, nesta era marcada pelo mal, o caminho da nossa vida envolve muitas vezes batalhas espirituais. Conceda-nos mentes prudentes para ouvir constantemente Suas palavras, confiar em Seu grande poder e buscar Sua orientação nesta jornada espiritual. Que possamos ter a capacidade de distinguir o certo do errado, ficar alertas aos perigos potenciais e progredir continuamente na Sua verdade e sabedoria. Afaste-nos dos caminhos do pecado e proteja-nos de situações que possam prejudicar a nossa fé. Ó Senhor, que a Tua proteção nos envolva, garantindo a nossa abundante vitória na batalha espiritual. Amém!

4. “Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes” (Efésios 6:13).

Esta Escritura descreve a armadura espiritual que precisamos nas batalhas do espírito — a palavra de Deus. Este conjunto completo de armadura não só pode resistir aos ataques do inimigo durante as provações, mas também é a graça de Deus que pode alcançar tudo e permanecer firme. Quando a vida traz dificuldades, provações e tentações, esta armadura espiritual assegura a nossa capacidade de permanecermos fortes. Permite-nos confiar firmemente na verdade de Deus e confrontar o mal com a justiça. Dependendo da orientação do Espírito Santo e das palavras de Deus para repelir os ataques do inimigo, podemos permanecer firmes em todos os momentos.

Vamos rezar juntos:

Querido Deus, na jornada da vida, frequentemente encontramos batalhas espirituais. Nessas batalhas, humildemente chegamos diante de Ti, buscando Sua ajuda e proteção. Conceda-nos a armadura espiritual completa — a verdade. Deixe a Tua verdade iluminar as nossas mentes, guiar os nossos passos e permitir-nos resistir firmemente às tentações e mentiras do inimigo durante os dias desafiadores, evitando que nos percamos na confusão do mundo. Ajude-nos a confiar continuamente em Ti, confiando que Suas palavras nos levarão na direção certa na escuridão. Que possamos, em cada batalha espiritual, estarmos equipados com esta armadura completa e sairmos vitoriosos. Amém!

5. “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6-7).

Esta Escritura revela a chave para a vitória na guerra espiritual: oração, súplica e ação de graças. Ao longo da jornada da vida, muitas vezes nos encontramos em batalhas espirituais onde Satanás tenta corroer os nossos corações com várias tentações, enfraquecer a nossa fé em Deus e desviar-nos do verdadeiro caminho, tentando-nos a abandonar as nossas crenças. No entanto, esta Escritura nos ensina que no campo de batalha espiritual, podemos confiar nossas ansiedades, preocupações e lutas interiores a Deus por meio da oração, da súplica e da ação de graças. Isso nos permite encontrar uma maneira de praticar dentro de Sua graça e força. Ao comungarmos com Deus desta maneira, a paz inesperada que Deus proporciona guardará os nossos corações e mentes em Cristo Jesus, permitindo-nos experimentar a Sua paz e proteção em todas as batalhas.

Vamos rezar juntos:

Querido Deus, agradeço por estar conosco em cada etapa de nossa jornada espiritual. Reconhecemos que neste mundo desafiador e incerto, precisamos da Sua ajuda e orientação. Conceda-nos uma fé inabalável, capacite-nos a confiar todas as preocupações, ansiedades e dúvidas a Ti através da oração, súplica e ação de graças. Tu és a fonte da nossa paz, o guardião dos nossos corações, nosso refúgio e força. Na batalha espiritual, que Tuas palavras sejam nossa arma poderosa, ajudando-nos a triunfar abundantemente na guerra espiritual. Amém!

Conclusão:

Agora vamos resumir as chaves para triunfar na guerra espiritual com base nas iluminações compartilhadas acima.

1. Quando confrontados com a tentação, nós nos aquietamos diante de Deus e procuramos prontamente a compreensão da Sua vontade através da oração. Muitas vezes, no meio da tentação, surge a confusão e podemos não saber como reagir. Nestes momentos cruciais, o primeiro passo é colocar-se diante de Deus em oração, procurando compreender a Sua vontade, pedindo a Sua ajuda. É através da orientação e iluminação de Deus que podemos compreender Suas intenções, ver através dos esquemas astutos de Satanás e superar as provações. Como diz a Escritura: “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6-7).

Deus diz: “Depois que criou a humanidade e lhe concedeu espírito, Deus ordenou que, se não clamasse a Ele, ela não seria capaz de se conectar com o Seu Espírito e, assim, seria impossível receber na terra a ‘televisão por satélite’ do céu. Quando Deus não está mais no espírito das pessoas, um lugar fica vazio para outras coisas, e assim Satanás aproveita a oportunidade para entrar. Quando as pessoas contatam Deus com o coração, Satanás imediatamente entra em pânico e corre para escapar. Por meio dos clamores da humanidade, Deus lhe dá o que ela precisa, mas a princípio Ele não “reside” dentro dela. Ele simplesmente lhe dá a ajuda constante por causa de seu clamor, daquela força interna, as pessoas ganham robustez, de modo que Satanás não ousa entrar para ‘brincar’ à vontade. Assim, se as pessoas se conectarem continuamente com o Espírito de Deus, Satanás não ousará vir e causar perturbações(A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Palavras de Deus para todo o universo, Capítulo 17”).

2. Fique longe de lugares tentadores. Existem certos locais de entretenimento no mundo dos quais devemos evitar, porque é nesses lugares que o diabo brinca com as pessoas. Se visitarmos esses lugares com frequência, torna-se um desafio nos controlarmos; se cedermos à indulgência imprudente da carne, isso poderá levar a ações que traem as nossas famílias. A Bíblia diz: “O prudente vê o perigo e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena” (Provérbios 22:3). Portanto, devemos nos afastar conscientemente de situações, pessoas e coisas que possam nos levar à tentação, para que possamos estar protegidos de muitas tentações.

Deus diz: “Mas, para as pessoas, parece um mundo de alegria e esplendor; está ficando cada vez mais assim, o coração de todas as pessoas é atraído para o mundo, e muitas pessoas estão aprisionadas e são incapazes de se desvencilhar dele; grandes números serão seduzidos por aqueles que usam truques e feitiçaria. Se você não lutar pelo progresso, não tiver ideais e não tiver se arraigado no caminho verdadeiro, será varrido pelas crescentes ondas do pecado(A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Prática (2)”).

3. Defenda a palavra de Deus, adira firmemente à verdade e permaneça leal a Deus. A palavra de Deus serve como nossa espada para vencer os esquemas astutos de Satanás. Quando confrontados com a tentação, devemos encarar as coisas de acordo com a palavra de Deus, apegar-nos a ela, obedecer firmemente à verdade e permanecer leais a Deus. Assim como Satanás tentou Jesus, cada vez Jesus contrariou as maquinações de Satanás com a palavra de Deus, fazendo com que Satanás fugisse derrotado.

Deus diz: “Durante a obra da provisão permanente e do apoio ao homem de Deus, Ele conta a totalidade de Sua vontade e de suas exigências para o homem, e mostra Seus feitos, caráter e o que Ele tem e é para o homem. O objetivo é equipar o homem com estatura e permitir que o homem ganhe várias verdades de Deus enquanto O segue — verdades que são as armas dadas ao homem por Deus para combater Satanás. Equipado dessa forma, o homem deve encarar as provas de Deus. Deus tem muitos meios e caminhos para provar o homem, mas cada um deles requer a ‘cooperação’ do inimigo de Deus: Satanás. […] Pode-se dizer que se o homem pode ou não ser salvo depende de se ele pode vencer e derrotar Satanás, e se ele pode ou não ganhar a liberdade depende de se ele é capaz de erguer, sozinho, as armas que lhe são dadas por Deus para vencer o cativeiro de Satanás, fazendo Satanás abandonar completamente a esperança e deixá-lo em paz. Se Satanás abandona a esperança e renuncia a alguém, isso significa que Satanás nunca mais tentará tirar essa pessoa de Deus, nunca mais acusará e perturbará essa pessoa, nunca mais a irá torturar ou atacar arbitrariamente; somente alguém assim terá verdadeiramente sido ganho por Deus(A Palavra, vol. 2: Sobre conhecer a Deus, “A obra de Deus, o caráter de Deus e o Próprio Deus II”).

Se você tiver qualquer outra dúvida sobre fé, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da janela de bate-papo online na parte inferior do nosso site. Vamos aprender juntos a palavra de Deus e nos comunicar online.