Como rezar para receber a aprovação de Deus — Mateus 26:39
Leitura da Missa de hoje: Jesus disse: “Meu Pai, se é possível, passa de Mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como Tu queres” (Mateus 26:39).
Esta é a oração do Senhor Jesus no Jardim do Getsêmani antes de Sua crucificação. Jesus sabia que passaria por grande sofrimento e derramaria Seu sangue na cruz. Ele ficou profundamente angustiado e rezou três vezes ao Pai, buscando Sua vontade. Ele compreendeu com precisão a vontade do Pai e, apesar da imensa dor que suportaria, submeteu-Se voluntariamente a Ele. No final, Ele foi crucificado, cumprindo o propósito do Pai. Pela oração de Jesus, vemos que Ele não fez nenhum pedido a Deus, mas rezou a Ele com uma atitude de busca e obediência. Jesus é Cristo, mas Ele rezou e buscou a vontade de Deus a partir da perspectiva de um ser criado. Isso demonstra a humildade de Deus. Porém, como costumamos rezar a Deus? “Senhor, Tu tens grande poder. Meu familiar está doente, por favor, cure-o…”. “Senhor, abençoe minha família para que nada nos falte…” Durante nossas orações, muitas vezes tentamos forçar Deus a agir de acordo com nossos próprios desejos, como se estivéssemos tratando Deus como um devedor, sem qualquer racionalidade ou submissão a Ele. Como resultado, as nossas orações muitas vezes não conseguem receber as respostas de Deus. Como criaturas, não temos o direito de fazer exigências a Deus, nem podemos negociar condições com Ele. Quando rezamos ao Criador, nossas orações devem ser racionais, acompanhadas por um coração de reverência a Deus. Devemos honrar a Deus como supremo e não apresentar-Lhe as nossas próprias exigências. Em vez disso, devemos aproximar-nos de Deus com uma atitude de busca e submissão, esperando que a Sua vontade nos seja revelada. Então, poderemos agir de acordo com a vontade de Deus. Só desta forma as nossas orações podem alinhar-se com as intenções de Deus.
Rezamos juntos:
Senhor, Sua oração nos mostra Sua humildade e obediência. Muitas vezes, nossas orações diante de Ti carecem de obediência e busca; eles contêm apenas demandas irracionais. Sabemos que Tu não estás satisfeito com as nossas orações irracionais. Estamos dispostos a praticar para permanecer em nossos devidos lugares, buscar a Tua vontade em todas as coisas, nos submeter a Ti, não mais exigir, mas apenas pedir que Tu respondas às nossas orações de acordo com a Tua vontade. Que nossas vidas sejam totalmente entregues ao Teu propósito. Amém.