Dar frutos espirituais em Cristo — João 15:5

Leitura da missa de hoje: O Senhor Jesus disse: “Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer(João 15:5).

Nessa Escritura, Jesus usa a metáfora de uma videira e suas varas para nos ensinar verdades profundas sobre a fé. Jesus diz que Ele é a videira — por que isso acontece? Porque Deus é o Criador, a fonte da vida para todas as coisas, Aquele que é perfeito. Somente Ele pode nos provar a verdade e nos conceder a vida. Ninguém mais pode nos suprir da mesma forma, portanto, somente Ele é a videira verdadeira. Jesus diz que nós somos os ramos. Essa metáfora enfatiza o relacionamento entre nós e Jesus. Os ramos não podem existir independentemente; eles devem estar conectados à videira, absorvendo os nutrientes fornecidos pelo tronco, a fim de dar frutos. Sem isso, os ramos murcharão e não poderão dar frutos. Da mesma forma, precisamos manter um relacionamento íntimo com Deus para receber a vida e a força que vêm Dele. Precisamos refletir com frequência, se estamos nos aproximando de Cristo? É como as raízes de uma planta: Quando elas são profundas, a planta pode absorver mais nutrientes e gradualmente se transformar em uma árvore florescente e cheia de bons frutos.

Jesus também disse uma frase de grande importância para todo cristão: “Porque sem Mim nada podeis fazer”. Isso nos faz perceber que, se estivermos separados de Deus, assim como um ramo separado da videira, não só seremos incapazes de dar bons frutos, mas também definharemos e pereceremos devido à falta de provisão que sustente a vida. Hoje em dia, muitos crentes estão se desviando e gradualmente retornando às suas antigas vidas mundanas de prazer. Eles ainda podem ir à igreja, mas não buscam a verdade, não se aproximam de Deus de todo o coração e não obedecem à Sua palavra. Esse é um grande perigo, pois quando não vivemos dentro de Deus, quando não estamos conectados à videira, não podemos dar bons frutos. Em vez disso, só daremos frutos podres, frutos de hipocrisia, raiva, ódio e orgulho. Quando estamos presentes na igreja, mas não em Cristo, só podemos produzir frutos amargos que não beneficiam ninguém. Portanto, devemos viver constantemente em Deus, não apenas frequentar a igreja exteriormente, mas manter um relacionamento íntimo com Ele em nosso coração. Devemos ler mais as Sua palavra, buscar conhecê-Lo e seguir Seus ensinamentos em nossa vida. Como diz a palavra da verdade: “A fim de construir uma relação normal com Deus, tudo deve ser construído sobre o fundamento das palavras de Deus, você deve ser capaz de desempenhar o seu dever de acordo com as palavras de Deus e do que Deus exige, deve corrigir os seus pontos de vista e deve buscar a verdade em todas as coisas. Deve praticar a verdade quando a entende e, independentemente do que lhe aconteça, deve orar a Deus e buscar com um coração submisso a Deus. Ao praticar assim, você será capaz de manter uma relação normal com Deus”. Somente estabelecendo um relacionamento normal com Deus com base em Sua palavra é que nossa vida pode crescer continuamente e dar os frutos que Ele deseja. A palavra da verdade também diz: “Se prestar atenção em viver nas palavras de Deus e envolver-se mais em comunicar sobre a verdade para ganhar o esclarecimento e a iluminação do Espírito Santo, então aquelas noções religiosas e toda a sua presunção e autoimportância desaparecerão, e você saberá como despender-se por Deus, como amar Deus e como satisfazer a Deus. E sem a sua percepção disso, aquelas coisas externas a Deus se dissiparão inteiramente da sua consciência”.

Quando estamos conectados a Deus por meio de Sua palavra, podemos nos libertar da corrupção e ter nosso caráter de vida purificado e transformado, para que possamos dar frutos abundantes ao amar, ser fiéis e satisfazer a Deus. Dessa forma, nos tornamos pessoas em quem Deus se deleita, capazes de testemunhar por Ele e manifestar Sua glória.

Vamos rezar juntos

Querido Senhor Jesus Cristo, chegamos diante de Ti com o coração cheio de gratidão, agradecendo-Te por nos ensinar Tuas preciosas verdades. O Senhor é a verdadeira videira, a fonte de nossa vida, a própria raiz da qual podemos dar frutos abundantes. Entendemos profundamente que, sem o Senhor, não podemos fazer nada. Somente permanecendo no Senhor podemos receber o alimento espiritual e a força de que precisamos. No entanto, muitas vezes nos afastamos do Senhor, buscando prazeres mundanos e negligenciando nosso relacionamento com o Senhor. Por favor, perdoe-nos e tenha misericórdia de nós. Ajude-nos a retornar à Sua presença. Que o Espírito Santo nos encha e nos guie para andarmos diariamente em verdade e amor. O Senhor, rezamos para que o Senhor nos ajude a manter um relacionamento íntimo com o Senhor em nosso coração, de modo que não apenas venhamos à igreja externamente, mas que realmente busquemos conhecê-Lo e seguir Seus ensinamentos. Que Sua palavra se torne a vida que nos sustenta, o critério para nossas ações. Que cada um de nós cresça continuamente no Senhor, tornando-se ramos florescentes que produzam frutos abundantes, para que toda a nossa vida glorifique o Seu santo nome e dê testemunho do Senhor. Amém!