Comentário sobre Jó 1:21 — Verdadeira fé em Deus, de Jó

Evangelho de hoje:

Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá. O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor.

Você quer ter a verdadeira fé em Deus como Jó e receber a bênção de Deus?

Na vida, muitas pessoas enfrentam dificuldades, como restrições financeiras, o tormento de doenças e contratempos no trabalho. Quando sofremos e provações vêm sobre nós, não entendemos a vontade de Deus, e portanto, muitas vezes nos sentimos fracos e negativos e até mesmo interpretamos mal a Deus, e reclamamos contra Ele, perdendo nosso testemunho. Então, como podemos testemunhar e satisfazer a Deus em face das adversidades e provações? Eu Penso em Jó, que passou por uma grande provação: Todos os seus bens foram levados por ladrões, seus filhos foram esmagados no colapso da casa, e seu corpo coberto de furúnculos. Diante de tais circunstâncias, não só Jó não reclamou de Deus, mas ainda assim louvou a Deus, dizendo: “Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá. O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor.” (Jó 1:21) Ele eventualmente prestou testemunho a Deus, obtendo a bênção e a aprovação de Deus. Você sabe como ele prestou testemunho? Vamos dar uma olhada nas palavras de Deus juntos.

Deus diz: “Depois que Deus disse a Satanás: ‘Eis que tudo o que ele tem está no teu poder; somente contra ele não estendas a tua mão’, partiu Satanás, pouco depois do qual Jó sofreu ataques repentinos e violentos: primeiro, seus bois e jumentos foram saqueados, e alguns de seus servos, mortos; em seguida, suas ovelhas e mais alguns servos foram consumidos pelo fogo; depois disso, seus camelos foram tomados e mais alguns dos seus servos foram assassinados; finalmente, seus filhos e filhas tiveram suas vidas tiradas. Essa série de ataques foi o tormento sofrido por Jó durante a primeira tentação. Conforme ordenado por Deus, durante esses ataques, Satanás apenas teve como alvo a propriedade de Jó e seus filhos, e não fez mal a Jó. No entanto, Jó foi instantaneamente mudou de um homem rico possuidor de grande riqueza para alguém que não tinha nada. Ninguém poderia ter resistido a esse surpreendente golpe surpresa ou reagido adequadamente a ele, mas Jó demonstrou seu lado extraordinário. As Escrituras apresentam o seguinte registro: ‘Então Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a sua cabeça e, lançando-se em terra, adorou’. Essa foi a primeira reação de Jó depois de ouvir que ele havia perdido seus filhos e toda a sua propriedade. Acima de tudo, ele não parecia surpreso, ou em pânico, muito menos expressava raiva ou ódio. Você vê, então, que em seu coração ele já havia reconhecido que esses desastres não foram um acidente, nem que provinham da mão do homem, muito menos eram o recebimento de retribuição ou punição. Em vez disso, as provações de Jeová vieram sobre ele; foi Jeová quem desejou tomar seus bens e filhos. Jó estava muito calmo e lúcido então. Sua perfeita e reta humanidade permitiu-lhe racionalmente e naturalmente fazer julgamentos precisos e decisões sobre os desastres que tinham acontecido, e como consequência, ele se comportou com uma calma incomum: ‘Então Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a sua cabeça e, lançando-se em terra, adorou’. ‘Rasgou o seu manto’ significa que ele estava despido e não possuía nada; ‘rapou a sua cabeça’ significa que ele havia retornado diante de Deus como um recém-nascido; ‘lançando-se em terra, adorou’ significa que ele veio ao mundo nu, e ainda sem nada hoje, ele foi devolvido a Deus como um bebê recém-nascido. A atitude de Jó em relação a tudo o que aconteceu com ele não poderia ter sido alcançada por nenhuma criatura de Deus. Sua fé em Jeová foi além do domínio da crença; esse era seu temor a Deus, sua obediência a Deus; ele não só era capaz de dar graças a Deus por dar a ele, mas também por tirar dele. Além disso, ele foi capaz de assumir a responsabilidade de devolver tudo o que possuía a Deus, incluindo sua vida”.

“O temor e obediência de Jó a Deus é um exemplo para a humanidade, e sua perfeição e retidão eram o ápice da humanidade que o homem deveria possuir. Embora ele não tenha visto Deus, ele percebeu que Deus realmente existiu e, por causa disso, temeu a Deus, e devido ao seu temor a Deus, ele foi capaz de obedecer a Deus. Ele deu a Deus rédea solta para pegar o que ele tinha, no entanto, ele não reclamou, e caiu diante de Deus e disse a Ele que, nesse exato momento, mesmo que Deus tomasse sua carne, ele permitiria que Ele fizesse isso sem reclamar. Toda a sua conduta deveu-se à sua humanidade perfeita e correta. Isso que quer dizer que, como resultado de sua inocência, honestidade e bondade, Jó era inabalável em sua realização e experiência da existência de Deus, e sobre esse fundamento ele fez exigências a si mesmo e padronizou seu pensamento, comportamento, conduta e princípios de ações diante de Deus de acordo com a orientação de Deus para ele e as ações de Deus que ele havia visto entre todas as coisas. Com o tempo, suas experiências causaram nele um medo real e verdadeiro de Deus e o fizeram se desviar do mal. Essa foi a fonte da integridade a que Jó se manteve firme. Jó possuía uma humanidade honesta, inocente e amável e ele realmente tinha a experiência de temer a Deus, obedecer a Deus e se desviar do mal, assim como o conhecimento de que ‘Jeová deu, e Jeová tirou’ Somente por causa dessas coisas ele foi capaz de permanecer firme em seu testemunho em meio a ataques tão violentos de Satanás, e somente por causa deles ele foi capaz de não desapontar a Deus e apresentar uma resposta satisfatória a Deus quando as provações de Deus vieram sobre ele”.

Pelas palavras de Deus, passamos a entender: A razão pela qual Jó pôde testemunhar foi que ele tinha verdadeira fé em Deus. Ele era simples e honesto e acreditava que todos os eventos e todas as coisas estão nas mãos de Deus, e que todas as situações, que ele enfrentou tiveram a aprovação de Deus e não foram criadas pelo homem.

Além disso, Jó também experimentou profundamente em suas décadas de vida que tudo o que ele possuía, foi concedido por Deus, e não veio de seu próprio trabalho. Mesmo se Deus quisesse levá-los embora, ele deveria se submeter a Deus, como um ser criado. É por isso que quando ele se deparou com a adversidade de perder todos os seus bens e seus filhos, ele não se queixou a Deus, mas se submeteu completamente a Deus,

levando essas coisas embora. Mesmo que sua própria vida lhe fosse tirada, ele ainda estava disposto a obedecer a Deus. Ele disse: “…O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor.” (Jó 1:21)

O testemunho de Jó humilhou completamente Satanás, e com tal fé, ele finalmente ganhou a aprovação de Deus, vivendo na luz de Deus para sempre.

Portanto, quando encontrarmos dificuldades e provações, devemos imitar Jó, ter verdadeira fé em Deus e vir diante de Deus para rezar e buscar Sua vontade, então Deus nos guiará para entender Sua vontade, e nos ajudará em todas as dificuldades. Se você quiser aprender mais, por favor sinta-se à vontade, para clicar na ligação, para se juntar à nossa comunhão online.