Como podemos resolver nosso temperamento irritado?

Pergunta: Apesar de ter acreditado no Senhor por muitos anos, ainda vivo dentro de um ciclo de pecado e confissão, e sou temperamental. Seja em casa ou na minha empresa, quando outras pessoas dizem, ou fazem algo que eu não gosto, não consigo evitar, de perder a paciência; isso me incomoda muito. Quero buscar, como resolver meu temperamento raivoso e parar de pecar, e como colocar os ensinamentos do Senhor em prática.

Resposta:Olá, o problema que você descreve é comum entre os crentes. Se quisermos resolver nosso temperamento raivoso, devemos primeiro descobrir a fonte da raiva. Na verdade, é porque somos controlados por nossa natureza pecaminosa, que muitas vezes perdemos a paciência, e manifestamos cabeça quente, ao encontrar coisas que estão em desacordo com nossas idéias. Por exemplo, controlados por nossa natureza arrogante e presunçosa, sempre pensamos que nossas próprias opiniões são completas e mais corretas, querendo ter a palavra final em todas as coisas, e querendo que os outros ajam de acordo com nossos próprios desejos. Assim que nossos familiares, amigos ou colegas fizerem algo que vá contra nossas próprias idéias, ou não nos ouvir, perdemos a paciência e os repreendemos incapazes de nos controlar. Além disso, porque somos egoístas e gananciosos, tudo o que fazemos é para nosso próprio benefício, e uma vez que nossos interesses sejam prejudicados, perderemos descontroladamente a paciência e manifestaremos nossa cabeça quente. Se nossa natureza pecaminosa não for resolvida, não haverá maneira de resolvermos nossa raiva. Ao encontrar coisas de que não gostamos, mesmo que tentemos nos conter, numerosas vezes, somente somos capazes de nos conter por um tempo, e podemos perder a paciência no momento seguinte.

Talvez algumas pessoas perguntem: “Depois de recebermos a redenção do Senhor Jesus, nossos pecados não foram perdoados? Por que ainda somos capazes de perder nosso temperamento, conosco mesmos? Porque estamos sob o controle de nossa natureza pecaminosa, e incapazes de escapar da escravidão do pecado?” Vamos dar uma olhada em duas passagens das palavras de Deus, e então entenderemos. Deus diz: “Os pecados do homem podiam ser perdoados através da oferta pelo pecado, mas quanto a como exatamente se pode fazer o homem não pecar mais, e como sua natureza pecaminosa pode ser extirpada completamente e transformada, ele não tem como resolver esse problema. Os pecados do homem foram perdoados, e isso foi por causa da obra da crucificação de Deus, mas o homem continuou a viver no seu caráter satânico corrupto antigo. Sendo assim, o homem deve ser completamente salvo de seu caráter satânico corrupto para que a natureza pecaminosa do homem seja completamente extirpada para nunca mais se desenvolver, permitindo, assim, que o caráter do homem seja transformado. Isso requer que o homem entenda a senda do crescimento na vida, entenda o caminho da vida e entenda o caminho para mudar seu caráter. Além disso, requer que o homem aja de acordo com essa senda, para que o caráter do homem possa ser mudado paulatinamente e que ele possa viver sob o brilho da luz, para que tudo o que ele faça esteja de acordo com a vontade de Deus, para que ele possa eliminar o seu caráter satânico corrupto e para que possa libertar-se da influência das trevas de Satanás, emergindo, assim, completamente do pecado. Só então o homem receberá a salvação completa”.

Embora tenha feito muita obra entre os homens, Jesus apenas completou a redenção de toda a humanidade e tornou-Se oferta pelo pecado do homem; Ele não livrou o homem de todo o seu caráter corrupto. Salvar o homem plenamente da influência de Satanás não exigiu apenas que Jesus Se tornasse a oferta pelo pecado e carregasse os pecados do homem, mas também exigiu que Deus fizesse uma obra maior ainda para livrar o homem completamente de seu caráter satanicamente corrompido. E assim, agora que o homem teve seus pecados perdoados, Deus voltou para a carne para guiar o homem até a nova era e começou a obra de castigo e julgamento. Esta obra tem trazido o homem a um reino superior. Todo aquele que se submete ao Seu domínio há de desfrutar de uma verdade maior e de receber bênçãos maiores. Eles hão de viver verdadeiramente na luz e de ganhar a verdade, o caminho e a vida”.

Podemos aprender com essas palavras de Deus, que na Era da Graça, o Senhor Jesus realizou a obra da redenção da humanidade, que permitiu à humanidade ser perdoada de seus pecados e escapar de ser condenada e amaldiçoada pelas leis. Contanto, que aceitemos a salvação do Senhor Jesus e oremos a Ele para confessar, nossos pecados seriam absolvidos pelo Senhor, e poderíamos obter paz e alegria Dele. O que o Senhor Jesus fez, foi a obra de redenção, que era absolver os pecados do homem e libertar o homem da condenação das leis. Mas nossa natureza pecaminosa ainda permanece, que é mais profunda do que o pecado, e muito mais difícil de resolver, e é a raiz que nos causa, nós cometermos pecados e resistirmos a Deus. Todos nós temos experiência em primeira mão disso: Apesar de quão duro tentamos suprimir nossa carne, somos incapazes de praticar as palavras do Senhor, e não podemos controlar nossa raiva, obedecer a Deus e ser pessoas honestas. Quando encontramos coisas que afetem nossos próprios interesses, contaremos mentiras e enganaremos quando desastres naturais ou provocados pelo homem nos sobrevêm, quando encontramos provações e tribulações, raciocinaremos com Deus, ou iremos contra Deus e até mesmo culpá-lo-emos e traímos-Lo. A lista continua. Pode-se ver que se a nossa natureza pecaminosa permanecer sem solução, viveremos eternamente no ciclo doloroso de pecar e depois confessar, e não poderemos ficar livres das amarras e restrições do pecado.

Deus disse uma vez: “Sereis pois santos, porque Eu sou santo(Levítico 11:45). “Todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. Ora, o escravo não fica para sempre na casa; o filho fica para sempre(João 8:34-35). Está registrado em Hebreus 10: 26-27: “Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma expectação terrível de juízo, e um ardor de fogo que há de devorar os adversários”. Deus é santo e justo, então as pessoas que constantemente pecam e resistem a Deus não podem entrar no reino dos céus. Portanto, de acordo com Seu plano de gestão para salvar a humanidade e os reais requisitos da humanidade corrupta, Deus expressará a verdade nos últimos dias, para realizar a obra de julgamento começando com a casa de Deus, e para resolver a chave do problema, que corrompe a humanidade, que é controlados por suas naturezas satânicas. É assim que o homem se libertará gradualmente de seu caráter satânico, será purificado e entrará no reino dos céus. É exatamente como, o que o Senhor Jesus profetizou: “Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier, porém, Aquele, o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade(João 16:12-13). “Quem Me rejeita, e não recebe as Minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia(João 12:48). E em 1 Pedro 4:17 está escrito: “Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus(1 Pedro 4:17). Apocalipse 22: 14 diz: “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas”. É claro que, apenas aceitando a obra de julgamento feita pelo Senhor que voltou, podemos resolver nosso temperamento raivoso, livrar-nos completamente das amarras e restrições do pecado, e ter nossa natureza pecaminosa purificada.

Agora, apenas a Igreja de Deus Todo-Poderoso está testificando abertamente, que o Senhor Jesus já voltou. Ele expressou a verdade e realizou a obra de julgamento começando pela casa de Deus, a fim de purificar totalmente a humanidade e salvá-la das amarras dos pecados, de uma vez por todas, cumprindo assim as profecias do Senhor Jesus voltando, para expressar a verdade e fazer a obra de julgamento. Então, como Deus Todo-Poderoso, Cristo dos últimos dias, realiza a obra de julgamento para limpar as pessoas. Deus Todo-Poderoso diz: “Nos últimos dias, Cristo usa uma variedade de verdades para ensinar o homem, expor a essência do homem e dissecar suas palavras e ações. Essas palavras abrangem várias verdades: o dever do homem, como o homem deveria obedecer a Deus, como o homem deveria ser leal a Deus, como o homem deve viver a humanidade normal, bem como a sabedoria e o caráter de Deus e assim por diante. Essas palavras são todas dirigidas à essência do homem e ao seu caráter corrupto. Em especial, essas palavras que expõem como o homem desdenha de Deus são faladas em relação a como o homem é a corporificação de Satanás e uma força inimiga contra Deus. Ao realizar Sua obra de julgamento, Deus não torna clara a natureza do homem simplesmente com algumas palavras; Ele também expõe, trata e poda a longo prazo. Esses métodos de exposição, tratamento e poda não podem ser substituídos por palavras comuns, mas pela verdade que o homem absolutamente não possui. Apenas métodos desse tipo podem ser chamados de julgamento; só por meio de julgamento desse tipo é que o homem pode ser subjugado e completamente convencido a se submeter a Deus e, além disso, ganhar verdadeiro conhecimento de Deus. O que a obra de julgamento produz é o entendimento do homem da verdadeira face de Deus e da verdade sobre a própria rebelião. A obra de julgamento permite que o homem ganhe bastante entendimento da vontade de Deus, do propósito da obra de Deus e dos mistérios que lhe são incompreensíveis. Também permite que o homem reconheça e conheça sua substância corrupta e as raízes de sua corrupção, bem como descubra a fealdade do homem. Esses efeitos são todos produzidos pela obra de julgamento, pois a substância dessa obra é, de fato, a obra de revelar a verdade, o caminho e a vida de Deus a todos aqueles que têm fé Nele. Essa obra é a obra de julgamento realizada por Deus”.

As palavras de Deus nos mostram que Deus usa as verdades, que expressou nos últimos dias, para julgar a humanidade corrompida, isto é, Ele usa a verdade para limpar a humanidade corrompida de seus caracteres satânicos e para resolver o problema de suas naturezas: resistência a Deus. Na obra de julgamento dos últimos dias, Deus Todo-Poderoso expressa palavras para desvendar, os mistérios do plano de gestão de 6.000 anos de Deus, e nos mostrar o caminho para a purificação e salvação em nossa fé. Ao mesmo tempo, Ele expõe completamente a verdade de nossa corrupção e nossa natureza satânica e o nosso caráter satânico. Por meio da revelação e do julgamento das palavras de Deus, vimos claramente o quão profundamente fomos corrompidos por Satanás, que transbordamos dos caracteres satânicos de arrogância, maldade e engano, e que não há nada de humano no que vivemos. Então começamos a nos arrepender a Deus e estamos dispostos a aceitar o castigo e julgamento de Deus, provações, refinamento, e dispostos a buscar a verdade e uma mudança no caráter, e nos conduzir de acordo com as palavras de Deus. Gradualmente, somos capazes de nos libertar dos controles e restrições de nossos caracteres satânicos corruptos. Isso é alcançado através do julgamento e castigo das palavras de Deus.

Tome-me como exemplo: Quando eu estava interagindo com amigos e familiares, uma vez que eles falavam ou agiam de uma maneira que eu não gostava, eu ficava com muita raiva e manifestava sangue quente dentro de mim. Cada vez, depois de perder a paciência, eu me arrependia de não ter controlado minha raiva e então orava a Deus para confessar meus pecados. Depois, porém, eu apenas repetiria os mesmos velhos erros. Eu estava realmente sofrendo, mas por mais que tentasse me conter, era incapaz de resolver meu temperamento raivoso. Uma vez, minha irmã perdeu o emprego e estava ansiosa. Pedi ajuda a muitas pessoas e finalmente encontrei um emprego para minha irmã. Achei que minha irmã certamente ficaria muito feliz, mas para minha surpresa, ela disse que queria um trabalho fácil com um salário alto, e depois rejeitou a oferta de trabalho sem discutir comigo. Fiquei com tanta raiva ao saber disso e repreendi minha irmã que ela não apreciou minha bondade. Eu tinha trabalhado muito para encontrar um emprego para ela, mas ela realmente recusou a oferta de emprego antes de discutir comigo, sem pensar em mim. Depois que perdi a paciência com minha irmã, fiquei muito chateado e pensei que não deveria tê-la tratado daquela maneira. Então me aproximei de Deus para orar a Ele e buscar como resolver esse problema. Mais tarde, li uma passagem das palavras de Deus Todo-Poderoso: “Uma vez que tenha status, muitas vezes um homem achará difícil controlar seu estado de espírito e, assim, ele apreciará aproveitar as oportunidades para expressar sua insatisfação e descarregar suas emoções; frequentemente irromperá em fúria por nenhuma razão aparente, a fim de revelar sua habilidade e permitir que os outros saibam que seu status e identidade são diferentes daqueles das pessoas comuns. É claro que as pessoas corruptas sem qualquer status também perdem o controle com frequência. A raiva delas é muitas vezes causada por dano a seus interesses privados. A fim de proteger o próprio status e dignidade, a humanidade corrupta frequentemente descarregará suas emoções e revelará sua natureza arrogante. O homem irromperá em raiva e descarregará suas emoções a fim de defender e sustentar a existência do pecado, e essas ações são as maneiras com que o homem expressa sua insatisfação; elas transbordam de impurezas, de esquemas e intrigas, da corrupção e da maldade do homem e, mais que qualquer outra coisa, elas transbordam das ambições e dos desejos selvagens do homem”.

Por meio do julgamento e da revelação das palavras de Deus Todo-Poderoso, entendi que meu temperamento raivoso vinha de ser controlado por nossa própria natureza corrupta arrogante e presunçosa. Impulsionados pelo meu caráter arrogante, acreditei ser de extrema importância, sempre quis ser o senhor dos outros, e dei grande importância aos meus nossos interesses, rosto e status. Assim que as palavras ou ações de outras pessoas interferissem em meus próprios interesses, rosto e status, eu perderia a paciência para expressar minha insatisfação e mostrar meu poder, para que outros pudessem me ouvir. Percebi que a razão pela qual, eu explodia de raiva e repreendi minha irmã foi porque ela não me ouviu, mas recusou a oferta de emprego sem me consultar primeiro, e pensei que ela estava me tratando como insignificante. Eu achava que era bem-intencionado e me esforçava muito para ajudar minha irmã, então, não importava se o emprego que encontrei para ela era adequado ou não, ela deveria me ouvir e obedecer incondicionalmente, e deveria me agradecer. Eu era arrogante, irracional e agia com base em meus caracteres satânicos. O que eu fiz foi repugnante para Deus e alienante para os outros. Assim que percebi isso, eu realmente me odiei e fiquei cheio de arrependimento, e não estava mais disposto a viver pelo caráter de Satanás.

Depois, quando via minha irmã fazer algo de que eu não gostava, eu orava a Deus, e me acalmava para me refletir, e em seguida, me comunicava com ela com calma. Gradualmente, consegui algumas mudanças. Embora minha experiência seja superficial, realmente aprendi com isso que não temos como resolver nosso caráter corrupto, por nós mesmos. Somente a obra de julgamento e castigo de Deus nos últimos dias, pode nos salvar da escravidão e do mal do caráter corrupto, nos mudar e nos limpar.

Nota do Editor: Espero que, ao ler este artigo, você tenha encontrado o caminho para resolver um temperamento raivoso. Se você quiser saber mais ou tiver outras perguntas, entre em contato conosco pelo chat ao vivo.